Declínio nos prêmios: essas seguradoras de acidentes estão no limite!
Em 1º de julho de 2025, as 50 maiores seguradoras de acidentes apresentaram quedas nas receitas de prêmios. Insights sobre tendências de mercado e números-chave.
Declínio nos prêmios: essas seguradoras de acidentes estão no limite!
Em 1º de julho de 2025, foi identificado um fenômeno significativo na área de seguros de acidentes privados: mais de um em cada quatro dos 50 maiores provedores registrou queda na receita de prêmios nos últimos seis anos. Esta evolução é alarmante e mostra quedas significativas num mercado que teve um volume total de prémios de quase 6,71 mil milhões de euros entre 2018 e 2023 “Monitor da Indústria 2024: Seguro de Acidentes” mostra.
Em particular, Nürnberger Allgemeine Versicherungs-AG, Helvetia e Axa sofreram as maiores quedas. De acordo com o relatório, estas empresas perderam receitas significativas: Nuremberg caiu para menos de 84 milhões de euros, enquanto Helvetia e Axa encolheram cada uma um bom nono, para 23,4 milhões de euros e 250,4 milhões de euros. A Ergo Versicherung AG, outro grande player, relatou uma queda nas vendas de quase um décimo, para 32,3 milhões de euros.
Quedas de vendas em detalhes
A WGV-Versicherung AG e a Dialog Versicherung AG destacaram-se particularmente na análise. Enquanto as receitas da Dialog Versicherung AG caíram mais de um quinto para 39 milhões de euros de 2019 a 2023, a WGV-Versicherung AG conseguiu aumentar as suas receitas em mais de um quinto para 16,5 milhões de euros em 2023 e melhorar a sua classificação de vendas do 50º para o 48º lugar.
O Relatório do diário de seguros mostra que um total de 13 dos prestadores com maiores vendas no mercado de seguros de acidentes tiveram que registrar quedas nos prêmios. Os dados empresariais da Allianz (menos de 1.183 milhões de euros), IDH (63 milhões de euros), Mannheimer (15 milhões de euros), Cosmos (23 milhões de euros) e Rheinland (menos de 18 milhões de euros) demonstram estas tendências decrescentes.
Desenvolvimento e perspectivas do mercado
As razões para o declínio das receitas de prémios são variadas e reflectem-se numa tendência contínua que pode ser observada em muitos fornecedores ao longo dos anos. Enquanto a Ergo Direkt registou um crescimento nos primeiros dois anos, a Axa registou perdas anuais constantes de cerca de 2%. Nuremberg, por outro lado, apresentou uma dinâmica de contração crescente, enquanto Helvetia registou perdas contínuas entre dois e três por cento.
O estudo anual publicado pela VERSO. Leipzig GmbH é criado, oferece vários números-chave e está disponível por 892,50 euros incluindo IVA. A análise do mercado continuará a ser de grande interesse para acompanhar mais de perto a evolução futura do seguro de acidentes.