Seguro de proteção jurídica: Huk-Coburg domina, Deurag em crise!
As análises mostram que a Deurag sofreu perdas no mercado de proteção jurídica, enquanto a Huk-Coburg apresenta o melhor índice combinado.
Seguro de proteção jurídica: Huk-Coburg domina, Deurag em crise!
A análise atual do seguro de proteção jurídica mostra um quadro misto dos participantes do mercado de 2018 a 2023. De acordo com o relatório da Diários de seguros A Deurag Deutsche Rechtsschutz-Versicherung AG foi o único grande player a acabar na zona de sinistros de seguros. Embora cinco dos 25 grandes participantes no mercado tenham gasto mais em sinistros e custos do que receberam em prémios, a HUK-Coburg teve o melhor rácio combinado, inferior a 90 por cento.
O “Monitor da Indústria: Seguro de Proteção Legal 2024” da V.E.R.S. A Leipzig GmbH também observa que a Huk24 AG teve o pior índice, com um índice combinado de 112,5%. A Debeka Allgemeine Versicherung AG, por outro lado, conseguiu alcançar o melhor desempenho com uma taxa de 82 por cento. O que é surpreendente é que a Deurag teve um rácio combinado de quase 103 por cento ao longo do período de seis anos e só esteve no vermelho em 2022, depois de ter sido pressionado em 2020 com um rácio de cerca de 111 por cento.
A indústria está no vermelho
Allianz Versicherungs-AG e Örag Rechtsschutzversicherungs-AG mal conseguiram entrar na zona de lucro depois que a Allianz ficou no vermelho de 2020 a 2022. A maior perda, de 13 centavos por euro de contribuições, ocorreu em 2020. A Allianz atribui essas perdas a um aumento em ações judiciais e danos como resultado da pandemia corona. Örag, por outro lado, registou uma taxa de perdas de 101,3 por cento em 2021, enquanto Roland Rechtsschutz-Versicherungs-AG e Arag SE tiveram taxas de cerca de 95 por cento.
Num outro segmento, o altamente competitivo mercado de seguros de veículos automóveis, as condições são igualmente desafiadoras. De acordo com isso Mensageiros de seguros Em 2022, 25 das 50 maiores seguradoras de veículos motorizados estavam no vermelho, elevando o índice combinado médio do setor para 102,42%. No mesmo ano, a HUK-Coburg alcançou uma quota de mercado de 14,9 por cento com uma receita bruta de prémios de 4,34 mil milhões de euros e conseguiu registar 24.049.961 contratos de veículos automóveis, o que lhes garante os prémios médios mais baixos do setor.
Liderança de mercado no setor de seguros de veículos automóveis
A Allianz, por outro lado, tem uma quota de mercado de 12,66 por cento e conseguiu aumentar as receitas de prémios em 76,01 milhões de euros. Com uma carteira de contratos de 12.899.352 apólices de veículos motorizados, a Allianz está mostrando um desenvolvimento positivo, mesmo que o índice combinado de 97,39 por cento ainda precise de melhorias em comparação com HUK-Coburg. Este tem os prémios médios mais baixos, enquanto a Allianz tem o nono prémio mais caro, com 285,82 euros por contrato.
Klaus-Jürgen Heitmann, chefe da HUK-Coburg, já apelou a aumentos significativos dos prémios para evitar perdas futuras. A pressão crescente dos custos de reparação, causada pelos avanços tecnológicos e pela digitalização, está a aumentar a concorrência no mercado de seguros automóveis.
O “Monitor da Indústria de Seguros Automotivos 2023” fornece números-chave abrangentes sobre as 50 maiores empresas nesta área e ilustra os desafios que os fornecedores enfrentam.