Solicite o passaporte: menos entraves burocráticos a partir de 1º de novembro de 2023
Qualquer pessoa que solicite um novo passaporte muitas vezes precisa estar preparada para alguns procedimentos administrativos. Porém, a partir de 1º de novembro de 2023, deverá ser possível fazê-lo com menos burocracia. O governo federal decidiu simplificar o processo de solicitação de carteiras de identidade, passaportes e autorizações de residência eletrônicas. A primeira mudança entrará em vigor em 1º de novembro de 2023. Anteriormente, os cidadãos tinham que marcar duas vezes no escritório se quisessem solicitar o passaporte. Uma vez para se aplicar e depois novamente para pegá-lo. A partir de novembro, a segunda via é mais fácil e pode até ser totalmente abolida. A assinatura pessoal da autoridade deixa de ser necessária, é suficiente para...

Solicite o passaporte: menos entraves burocráticos a partir de 1º de novembro de 2023
Qualquer pessoa que solicite um novo passaporte muitas vezes precisa estar preparada para alguns procedimentos administrativos. Porém, a partir de 1º de novembro de 2023, deverá ser possível fazê-lo com menos burocracia. O governo federal decidiu simplificar o processo de solicitação de carteiras de identidade, passaportes e autorizações de residência eletrônicas. A primeira mudança entrará em vigor em 1º de novembro de 2023. Anteriormente, os cidadãos tinham que marcar duas vezes no escritório se quisessem solicitar o passaporte. Uma vez para se aplicar e depois novamente para pegá-lo. A partir de novembro, a segunda via é mais fácil e pode até ser totalmente abolida. A assinatura pessoal da autoridade deixa então de ser necessária; basta concordar com um texto pré-escrito que informa que você recebeu a carta PIN do cartão de identificação online. Isso permite que os solicitantes retirem sua carteira de identidade ou passaporte com a carteira de identidade on-line em uma máquina emissora de documentos. A marcação de recolha junto das autoridades deixa de ser necessária. A partir de novembro de 2024 será ainda possível receber o passaporte por entrega direta no endereço de inscrição. No entanto, este serviço estará sujeito a uma taxa e só estará disponível mediante solicitação. Além disso, o passaporte das crianças será abolido no final do ano.
A simplificação da aplicação e recolha de passaportes tem vários efeitos. Por um lado, os cidadãos poupam tempo e esforço porque é necessária apenas uma consulta no escritório. A digitalização do processo facilita o acesso dos candidatos aos documentos de que necessitam. Além disso, a introdução de máquinas emissoras de documentos pode reduzir a carga sobre as autoridades, uma vez que é necessário realizar menos marcações de recolha. Isso poderia levar a um aumento na eficiência dos escritórios.
Esta mudança oferece uma nova oportunidade de negócios para fornecedores de máquinas emissoras de documentos. É preciso investir no desenvolvimento e instalação das máquinas para oferecer o serviço. Além dos custos de investimento inicial, também podem haver custos operacionais e trabalhos de manutenção. No entanto, poderiam beneficiar das taxas cobradas pelo envio de passaportes diretamente para o endereço de registo.
A abolição do passaporte das crianças tem um impacto particular nas famílias com crianças. Terão agora de solicitar um passaporte normal para os seus filhos, o que pode implicar custos mais elevados. Isso poderia levar a um aumento nas vendas para as autoridades.
Globalmente, simplificar o processo de candidatura e digitalizá-lo é um passo na direção certa para reduzir a carga administrativa sobre os cidadãos e tornar o processo mais eficiente.
Fonte: De acordo com relatório da Merkur.de
Leia o artigo fonte em www.merkur.de