Relyens está se fortalecendo: Klaus Drews traz uma lufada de ar fresco ao seguro saúde!
A Relyens está a reforçar a sua equipa na Alemanha com Klaus Drews para otimizar o seguro de responsabilidade civil hospitalar e a gestão de riscos.
Relyens está se fortalecendo: Klaus Drews traz uma lufada de ar fresco ao seguro saúde!
O grupo segurador europeu Relyens reforçou a sua gestão de contas na Alemanha. Klaus Drews faz parte da equipe desde maio de 2025 e possui ampla experiência no setor de saúde. Drews traz ampla experiência em marketing e gerenciamento de produtos, desenvolvimento de negócios e vendas de dispositivos médicos e produtos farmacêuticos.
Sua trajetória profissional inclui cargos significativos em renomadas empresas de saúde, onde liderou projetos de parcerias estratégicas no sistema de saúde alemão. Essas iniciativas tiveram como objetivo melhorar o atendimento e a segurança do paciente. A Relyens, fundada por diretores de hospitais, assume-se como a principal especialista em seguros de responsabilidade civil hospitalar na Europa e segue o princípio da reciprocidade, em que os segurados são membros da sociedade.
Desafios do mercado de seguros de responsabilidade civil hospitalar
A situação hospitalar é caracterizada por uma variedade de desafios, incluindo um número limitado de hospitais que são segurados principalmente com base em modelos de ocorrência. Na Alemanha, cerca de 80-85% são afectados por esta situação, o que coloca dificuldades às seguradoras internacionais. A actual situação do mercado é parcialmente caracterizada pelo chamado “ciclo do porco”, que descreve flutuações periódicas na quantidade de oferta e no preço de mercado.
A Relyens é uma exceção neste mercado, uma vez que a empresa também oferece soluções para reclamações na Alemanha desde 2017. Estes modelos podem ser benéficos para os hospitais, oferecendo maior personalização e maior sensibilidade aos preços. Os primeiros prestadores, incluindo grandes grupos hospitalares privados, já estão a tirar partido destas opções. No entanto, nem todos os intermediários estão dispostos a assumir o esforço de determinar as necessidades e educar os clientes.
Saídas para a situação atual
Estão também a ser discutidas soluções políticas para reduzir a carga sobre os prémios de seguro. As propostas incluem, por exemplo, reduzir ou eliminar o imposto sobre seguros. Um corretor de seguros sugeriu a criação de um “modelo alternativo de autoajuda para o setor de saúde” para melhorar a situação. A retirada de algumas seguradoras como Basler, Amlin e CNA Hardy ainda não dramatizou a situação.
Ao assumir riscos na forma de franquias elevadas ou modelos SIR, muitos hospitais conseguiram obter ganhos e poupanças de fluxo de caixa. Uma mudança dos modelos de ocorrência para modelos de sinistros também poderia contribuir para a estabilidade dos prémios a longo prazo. A penetração mais ampla no mercado de soluções baseadas em sinistros poderia atrair fornecedores adicionais e aumentar a escolha para os hospitais. Parece sensato preparar-se para possíveis desafios futuros no sector dos seguros, a fim de operar com sucesso num ambiente em constante mudança.
Você pode encontrar mais informações sobre Klaus Drews ingressando na Relyens no artigo de Revista de seguros. Outros aspectos dos desafios atuais no seguro de responsabilidade civil hospitalar são descritos Gestão hospitalar.