Seguro de pensão em teste: apenas três provedores são realmente convincentes!
A Stiftung Warentest testou companhias de seguros de pensões: os resultados mostram reembolsos baixos e problemas de flexibilidade entre os fornecedores.
Seguro de pensão em teste: apenas três provedores são realmente convincentes!
A provisão de reforma através do seguro de pensões tradicional é uma desilusão para muitos, como mostra o estudo actual da Stiftung Warentest. Num teste que examinou 14 companhias de seguros de pensões clássicas, ficou claro que cinco prestadores estavam a reembolsar menos do que os montantes pagos. O que é particularmente digno de nota é que nenhuma tarifa recebeu uma classificação “muito boa”; Apenas três prestadores conseguiram obter nota “bom”. Isto levanta questões fundamentais sobre a adequação destes produtos como provisão de reforma, uma vez que as pensões garantidas são geralmente baixas, o que inquieta muitos consumidores.
Um exemplo ilustra o problema: um segurado paga 200 euros por mês durante um período de 30 anos, o que corresponde a um total de 72 mil euros. No entanto, descobriu-se que cinco das seguradoras testadas garantiam menos do que esse valor. Isto poderá ser particularmente problemático para os segurados mais jovens, uma vez que alguns deles terão de atingir a velhice para recuperarem os seus depósitos. Por exemplo, pode ser necessário completar 92 anos para recuperar os depósitos de Hannoversche.
Vencedores e fornecedores de testes em comparação
A Stiftung Warentest nomeou Europa-Versicherung como vencedora do teste. Isto se deve principalmente à sua estrutura de custos enxuta, que tem um efeito positivo nos retornos. Hannoversche Versicherung ocupa o segundo lugar, impressiona pelo maior valor garantido de 111% do valor do depósito, ou seja, 79.966 euros, mas não impressiona pela flexibilidade e transparência suficientes, o que levou a uma dedução na classificação.
Os resultados do teste significam que, devido às baixas pensões mensais, muitos segurados tendem a optar por um pagamento único e único em vez de confiar nos pagamentos de pensões garantidos. Este comportamento poderá aumentar nos próximos anos à medida que a insatisfação com os retornos das apólices de seguro de pensões tradicionais continuar.
Em resumo, mostra que a indústria tem enormes desafios a superar. A impressão deixada pelos seguros previdenciários tradicionais indica que os produtos precisam ser reformados com urgência para atender às expectativas e necessidades dos segurados. Nesta situação tensa, muitos esperam uma solução transparente e rentável para a sua reforma.
Para mais informações sobre este tema, os interessados podem ler os relatórios detalhados de Punk de negócios e Espelho ver.