Devolução de apólice de seguro de vida em caso de contestação: o que os segurados precisam saber
De acordo com um relatório de www.haufe.de, o Tribunal Regional Superior de Colônia decidiu que uma seguradora de vida deve reembolsar os prêmios pagos por enriquecimento sem causa em caso de oposição bem-sucedida ao contrato. Trata-se de uma ação específica movida por uma mulher que havia contratado um seguro de vida vinculado a uma unidade e declarou sua objeção após efetuar alguns pagamentos. O tribunal decidiu que um tomador do seguro pode reclamar a devolução dos prémios pagos após uma oposição bem-sucedida, mas deve ser estabelecido um equilíbrio razoável e uma distribuição justa de risco entre as partes. A seguradora pode fazer deduções pela proteção de risco fornecida, mas não pode deduzir custos de aquisição e administração. Do ponto de vista de um especialista em economia, isso...

Devolução de apólice de seguro de vida em caso de contestação: o que os segurados precisam saber
De acordo com um relatório de www.haufe.de, o Tribunal Regional Superior de Colônia decidiu que uma seguradora de vida deve reembolsar os prêmios pagos por enriquecimento sem causa em caso de oposição bem-sucedida ao contrato. Trata-se de uma ação específica movida por uma mulher que havia contratado um seguro de vida vinculado a uma unidade e declarou sua objeção após efetuar alguns pagamentos.
O tribunal decidiu que um tomador do seguro pode reclamar a devolução dos prémios pagos após uma oposição bem-sucedida, mas deve ser estabelecido um equilíbrio razoável e uma distribuição justa de risco entre as partes. A seguradora pode fazer deduções pela proteção de risco fornecida, mas não pode deduzir custos de aquisição e administração.
Do ponto de vista de um economista, esta decisão tem implicações potencialmente de longo alcance para a indústria seguradora. Por um lado, isto poderia levar os tomadores de seguros a recorrerem cada vez mais ao seu direito de oposição para exigirem o reembolso dos prémios. Isto poderia levar a encargos financeiros para as companhias de seguros. Além disso, poderá surgir uma situação tensa entre as seguradoras e os clientes no que diz respeito ao cálculo específico dos montantes de reembolso.
Poderia também levar a uma maior sensibilização dos tomadores de seguros relativamente aos seus termos e condições contratuais, uma vez que é essencial um bom conhecimento dos seus direitos e obrigações em caso de contradição.
Globalmente, a decisão do Tribunal Regional Superior de Colónia poderá levar a um aumento da incerteza e a uma maior consciência jurídica no que diz respeito aos contratos de seguro de vida. Isto poderá representar novos desafios tanto para os clientes como para as companhias de seguros.
Leia o artigo fonte em www.haufe.de