Resseguradores prevêem aumento nos prêmios de seguro de veículos devido à inflação contínua
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, as resseguradoras acreditam que os proprietários de automóveis na Alemanha terão de esperar um aumento significativo nos prémios de seguro nos próximos anos. Isto deve-se principalmente à continuação da inflação elevada, que está a conduzir a aumentos significativamente acima da média nas peças sobressalentes e nos custos de reparação, bem como ao aumento da frequência de sinistros. De acordo com o CEO da E+S Rück, subsidiária da Hannover Re Germany, Michael Pickel, as enormes perdas sofridas pelas seguradoras automóveis continuam a pesar fortemente na rentabilidade. É, portanto, necessário um ajustamento gradual dos prémios de seguro para tornar o negócio novamente rentável a longo prazo. As próximas negociações sobre novas condições contratuais entre seguradoras e resseguradoras indicam aumentos de prêmios a partir de janeiro de 2024. O aumento dos danos causados pela inflação levou a...

Resseguradores prevêem aumento nos prêmios de seguro de veículos devido à inflação contínua
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de De acordo com as resseguradoras, os proprietários de automóveis na Alemanha terão de esperar um aumento significativo nos prémios de seguro nos próximos anos. Isto deve-se principalmente à continuação da inflação elevada, que está a conduzir a aumentos significativamente acima da média nas peças sobressalentes e nos custos de reparação, bem como ao aumento da frequência de sinistros.
De acordo com o CEO da E+S Rück, subsidiária da Hannover Re Germany, Michael Pickel, as enormes perdas sofridas pelas seguradoras automóveis continuam a pesar fortemente na rentabilidade. É, portanto, necessário um ajustamento gradual dos prémios de seguro para tornar o negócio novamente rentável a longo prazo. As próximas negociações sobre novas condições contratuais entre seguradoras e resseguradoras indicam aumentos de prêmios a partir de janeiro de 2024.
Os danos crescentes causados pela inflação significam que as seguradoras de veículos automóveis deverão gastar mais 2,9 mil milhões de euros em sinistros, administração e vendas do que arrecadam em prémios. Apesar dos aumentos dos prémios, é provável que a perda diminua apenas ligeiramente, uma vez que a concorrência na indústria impede maiores ajustamentos de preços. As seguradoras primárias irão, portanto, naturalmente esforçar-se por repassar os custos mais elevados aos clientes.
Outros seguros também deverão tornar-se mais caros, à medida que o aumento dos pagamentos de sinistros e as catástrofes naturais fizerem subir os preços dos resseguros. Os portais de seguros já relatam aumentos de prêmios de até 16%. Isto não afeta apenas o seguro automóvel para novos clientes, mas também os clientes existentes. As perdas crescentes resultantes de acontecimentos meteorológicos e da agitação política estão a conduzir a uma tendência clara para perdas mais elevadas e, portanto, custos mais elevados para as seguradoras.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, é provável que os prémios de seguro automóvel continuem a aumentar e a impactar outras áreas de seguros. Os consumidores devem, portanto, preparar-se para o aumento dos custos dos seguros, enquanto as empresas tentam transferir os custos crescentes para os clientes.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de