Pensões Rürup revogadas: Contratos básicos de pensão incorretos – dicas de especialistas para pagamento antecipado
De acordo com um relatório de amp.focus.de, há um grande número de pensões básicas incorretas que foram contratadas entre 2008 e 2010. Muitos trabalhadores independentes contrataram uma chamada pensão básica, também conhecida como pensão Rürup, para garantir a sua reforma. O legislador oferece vantagens fiscais generosas porque a maior parte das contribuições pagas pode ser deduzida dos impostos. No entanto, os custos elevados fazem com que em muitos casos o valor seja inferior à soma das contribuições pagas, mesmo anos após a contratação da apólice. A rescisão geralmente não é possível e os pagamentos só são feitos quando você atinge a idade de aposentadoria, o que pode ser particularmente problemático para os trabalhadores independentes. Alto …

Pensões Rürup revogadas: Contratos básicos de pensão incorretos – dicas de especialistas para pagamento antecipado
De acordo com um relatório de amp.focus.de, há um grande número de pensões básicas defeituosas contratadas entre 2008 e 2010. Muitos trabalhadores independentes contrataram uma chamada pensão básica, também conhecida como pensão Rürup, para garantir a sua reforma. O legislador oferece vantagens fiscais generosas porque a maior parte das contribuições pagas pode ser deduzida dos impostos. No entanto, os custos elevados fazem com que em muitos casos o valor seja inferior à soma das contribuições pagas, mesmo anos após a contratação da apólice. A rescisão geralmente não é possível e os pagamentos só são feitos quando você atinge a idade de aposentadoria, o que pode ser particularmente problemático para os trabalhadores independentes.
Segundo o Tribunal de Justiça Federal (BGH), a Allianz Versicherung forneceu informações incorretas sobre o período de cancelamento ao revogar uma pensão básica. Este erro significa que o período de cancelamento não começa a correr e um contrato ainda pode ser cancelado anos após a sua celebração. Isto não afecta apenas a Allianz, mas também inúmeras outras companhias de seguros, e a decisão do BGH refere-se a dezenas de milhares de contratos.
O impacto no mercado e nos consumidores é significativo. Os segurados que tenham interesse na reversão e no pagamento antecipado da pensão básica deverão ter o seu contrato verificado gratuitamente por um advogado, por exemplo do Grupo de Interesse de Revogação. Isto poderia levar a uma enxurrada de reversões, o que resultaria em custos elevados para as companhias de seguros. Também poderá haver uma mudança nos produtos de prestação de pensões, uma vez que a perda de confiança poderá levar a uma mudança de prestador. É, portanto, aconselhável que as companhias de seguros verifiquem cuidadosamente os seus documentos contratuais e os corrijam se necessário, a fim de evitar consequências jurídicas.
Leia o artigo fonte em amp.focus.de