Escola em Kehlen: futuro incerto após as inundações – perguntaram os cidadãos!
A comunidade de Meckenbeuren fornece informações sobre as consequências das inundações, discussões sobre a localização das escolas e medidas de seguro após um desastre.
Escola em Kehlen: futuro incerto após as inundações – perguntaram os cidadãos!
Em 17 de maio de 2025, o prefeito Georg Schellinger informou ao conselho municipal de Meckenbeuren sobre o retorno dos proprietários privados às suas casas após a devastadora enchente que afetou gravemente a cidade. Nos últimos dias, o foco tem estado nas consequências das inundações para os equipamentos públicos em Kehlen, incluindo a escola primária, o salão e o centro comunitário da aldeia (DGH).
A discussão sobre o futuro da escola primária em Kehlen foi intensa. Uma questão fundamental era se a escola deveria permanecer na sua localização atual ou mudar para um novo local. O conselho local está a planear um total de 14 propostas de resolução para renovar as instalações afectadas e torná-las utilizáveis.
Limpeza e retorno à normalidade
Após as inundações devastadoras que levaram quase 30 milhões de litros de água à escola primária Kehler e aos campos desportivos adjacentes, o regresso à normalidade é agora claro. Os trabalhos de limpeza estão em andamento há um dia e meio, ajudados pelo tempo ensolarado. A escola primária inundada deverá reabrir na quinta-feira, depois que a água for bombeada com sucesso e a energia for restaurada. O rio Schussen transbordou no fim de semana, forçando cerca de 1.300 pessoas a evacuarem suas casas.
O nível da água dos tiros atingiu mais de 4,86 metros na noite de sábado. O primeiro-ministro Winfried Kretschmann e o ministro do Interior, Thomas Strobl, visitaram recentemente a área inundada para ter uma ideia da situação. Uma porta-voz do município informou que todas as assembleias de voto estão prontas para as próximas eleições locais e europeias de domingo.
Futuro das instituições educacionais
Em Kehlen, a comunidade controla os projetos de realocação e renovação. A cave da escola está em fase final de renovação, embora também estejam previstas medidas de proteção contra inundações. A sala deverá voltar a ser utilizável a partir de junho, embora o custo de instalação do pavimento em madeira tenha sido de 104 mil euros. A renovação da DGH ainda não foi concluída e está a ser considerada uma utilização mista da escola para permitir cuidados diurnos a partir de 2026.
No entanto, também foi considerada a possibilidade de a escola ser transferida para um novo local, sendo o livro apresentado como um possível novo local. Uma possível relocalização da localização da escola poderá ser discutida em breve, à medida que o município se esforça por fornecer informações abrangentes sobre os desenvolvimentos actuais e envolver os cidadãos na tomada de decisões. Existe um consenso de que a escola primária é de grande importância para a comunidade e que é necessária uma reutilização sensata dos terrenos escolares.
Além disso, foi discutido que a pista de boliche não seria reconstruída devido aos danos causados pelas enchentes. Em vez disso, 145.000 euros serão destinados a medidas de protecção do salão, enquanto os utilizadores da cave do salão puderam manifestar o seu desejo de tornar a sala resistente a inundações. Os danos causados pelas inundações e pelas águas subterrâneas não podem ser segurados, o que complica ainda mais a situação de reparação.
A comunidade vê o regresso completo à normalidade em Meckenbeuren como um progresso, uma vez que os esgotos transbordantes foram agora descarregados e os chuveiros e a utilização de casas de banho são novamente possíveis em todas as partes do distrito. O corpo de bombeiros avaliou os danos aos moradores afetados e organizou viagens especiais para resíduos volumosos para apoiar os trabalhos de limpeza e documentação dos danos. Embora o município se esforce para garantir a qualidade da infraestrutura, a discussão sobre a localização da escola e o uso futuro continua a ser uma questão central.
Para mais informações sobre os desenvolvimentos na comunidade de Meckenbeuren, visite Schwäbische.de e Süddeutsche.de.