Solidariedade em tempos de crise: turista britânico descobre a Ucrânia

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um turista britânico viaja para a Ucrânia em 2025 para mostrar solidariedade. Ele descreve suas experiências em cidades devastadas pela guerra.

Solidariedade em tempos de crise: turista britânico descobre a Ucrânia

Mark, do Reino Unido, viajou para a Ucrânia durante 11 dias na primavera de 2025 como uma demonstração de solidariedade com o país que sofre a invasão russa para mostrar que não está sozinho. Durante a sua viagem visitou Lviv, Kiev, Odesa, Mykolaiv e as regiões desocupadas de Kiev e Kherson. Ele viajou pela Polônia de ônibus até Lviv e depois de trem pela Ucrânia. Ficou positivamente surpreso com a limpeza, eficiência e pontualidade dos trens.

Apesar de estar próximo da linha de frente, Mark se sentiu seguro durante toda a jornada. Ele ficou particularmente impressionado com as cidades que estavam sob ataque, como Bucha e Odesa. As visitas às áreas libertadas foram emocionalmente desafiantes, com um encontro com um jovem rapaz na região de Kherson que moldou a sua visão da resiliência dos ucranianos. Ele experimentou a hospitalidade e a cultura vibrante da Ucrânia, que permaneceu forte apesar da guerra.

Desafios e suporte

A Ucrânia está a sofrer um enorme impacto com o ataque russo, que está em curso desde 24 de fevereiro de 2022. Muitas pessoas perderam a vida e muitos ucranianos foram forçados a fugir. Mais de um milhão de refugiados da Ucrânia encontraram protecção na Alemanha, principalmente mulheres e crianças. Durante este período, a Alemanha forneceu ajuda no valor total de quase 48 mil milhões de euros, apoiada por estados federais, municípios, iniciativas privadas e programas da UE e do Conselho da Europa.

A Alemanha também fornece apoio militar sob a forma de fornecimento de equipamento e armas. Ao mesmo tempo, existem programas de apoio aos refugiados, como ajuda financeira aos municípios para alojamento e cuidados, ofertas de cursos de alemão e apoio na procura de trabalho através de centros de emprego. Um portal de ajuda digital, Germany4Ukraine, oferece amplos serviços online.

O papel da Alemanha e as perspectivas futuras

A Alemanha é o segundo maior doador bilateral de ajuda humanitária à Ucrânia, que inclui cuidados médicos, entrega de alimentos e ajuda de emergência. Além disso, a reconstrução da Ucrânia está a ser coordenada a fim de reforçar a capacidade de acção do Estado. Mark planeia fazer uma viagem aos Cárpatos no futuro e recomenda que outros turistas visitem a Ucrânia, apesar dos desafios actuais.

A Visit Ukraine organiza passeios culturais, históricos e humanitários, inclusive para áreas libertadas, e os turistas podem chegar via Polônia, prestando apoio com logística e reservas de hotéis. A Ucrânia está a demonstrar uma força e resiliência impressionantes neste momento difícil.

Em resumo, apesar de todos os seus desafios, a Ucrânia oferece cidades vibrantes, pessoas acolhedoras e uma cultura rica que vale a pena explorar. Mark, que fala ativamente sobre a Ucrânia nas redes sociais após seu retorno, personifica o desejo de muitos não apenas de viajar, mas também de fazer algo significativo.

Para obter mais informações sobre a experiência de Mark na Ucrânia, visite Visite a Ucrânia e para saber mais sobre os esforços de socorro na Alemanha, clique em Governo Federal.de.