Aumento dos custos nos seguros de construção: Especialista financeiro alerta que os prémios duplicarão nos próximos dez anos e apela a um pacote de medidas.
De acordo com um relatório da www.rnd.de, as seguradoras alemãs alertam para o aumento maciço dos custos dos seguros de construção devido ao aumento dos danos causados pelas alterações climáticas. Os prêmios poderão dobrar na próxima década, tornando o seguro residencial inacessível para muitos clientes. A Associação da Indústria de Seguros Alemã (GDV) apela, portanto, aos políticos para que previnam de forma abrangente os danos aos edifícios causados por inundações e outras consequências de condições meteorológicas extremas, bem como uma mudança na legislação de construção. Os danos crescentes causados pelas alterações climáticas e os montantes segurados mais elevados associados levarão a um aumento significativo nos prémios de seguro de construção. Isso pode fazer com que alguns clientes não contratem seguro...

Aumento dos custos nos seguros de construção: Especialista financeiro alerta que os prémios duplicarão nos próximos dez anos e apela a um pacote de medidas.
De acordo com um relatório de www.rnd.de, as seguradoras alemãs alertam para o aumento maciço dos custos dos seguros de construção devido ao aumento dos danos causados pelas alterações climáticas. Os prêmios poderão dobrar na próxima década, tornando o seguro residencial inacessível para muitos clientes. A Associação da Indústria de Seguros Alemã (GDV) apela, portanto, aos políticos para que previnam de forma abrangente os danos aos edifícios causados por inundações e outras consequências de condições meteorológicas extremas, bem como uma mudança na legislação de construção.
Os danos crescentes causados pelas alterações climáticas e os montantes segurados mais elevados associados levarão a um aumento significativo nos prémios de seguro de construção. Isso pode fazer com que alguns clientes não consigam mais pagar o seguro. Nos EUA e na Austrália, o seguro residencial já é muito caro ou não está disponível, o que pode indicar desenvolvimentos semelhantes na Alemanha.
Está também a ser discutido se todos os proprietários de edifícios deveriam ser obrigados a subscrever um seguro contra riscos naturais, uma vez que apenas metade de todos os edifícios na Alemanha estão actualmente segurados contra tais danos. No entanto, o governo federal alerta que o seguro obrigatório representará encargos adicionais para as famílias.
A indústria de seguros sugere que seja automaticamente oferecida a cada proprietário uma apólice de seguro contra riscos naturais, mas esta pode ser recusada. Além disso, a GDV apela a medidas como a suspensão da construção em zonas inundadas, a prevenção dos danos climáticos como parte dos regulamentos estatais de construção, a suspensão da impermeabilização de superfícies e um portal sobre riscos naturais na Internet para aumentar a sensibilização para os riscos.
Através destas medidas, o risco poderá continuar a ser segurável em grande escala no futuro, apesar dos danos crescentes. No entanto, se o limite de danos de 30 mil milhões de euros for excedido, o Estado deverá intervir para proteger a indústria seguradora de sinistros extremamente elevados.
Estes desenvolvimentos mostram que as alterações climáticas terão um impacto significativo no mercado de seguros e no seguro de edifícios. O aumento dos prémios e a discussão sobre o seguro obrigatório colocam grandes desafios à indústria. Resta saber até que ponto os políticos reagirão a estes desenvolvimentos e que medidas serão finalmente tomadas para conter o aumento descontrolado dos custos dos seguros.
Leia o artigo fonte em www.rnd.de