Declaração de imposto: você pode deduzir essas apólices de seguro – um guia para especialistas financeiros
De acordo com um relatório de www.presseportal.de, certas contribuições de seguro podem ser deduzidas dos impostos. Estes incluem, entre outras coisas, seguros de pensões legais, seguros de pensões privados (por exemplo, contratos Rürup), contratos Riester e várias outras despesas de pensões, como seguro de saúde, seguro de cuidados de enfermagem, seguro de responsabilidade civil e seguro de responsabilidade profissional. Porém, existem valores máximos e limites de dedução que devem ser observados. Para 2022, os valores máximos para despesas com pensões de reforma são de 25.639 euros para pessoas solteiras e de 51.278 euros para casais casados. No entanto, a administração fiscal apenas considera 94 por cento destes limites máximos. A partir de 2023, as contribuições para o seguro de pensões deverão ser totalmente dedutíveis dos impostos. As contribuições Riester podem ser deduzidas como despesas especiais até um máximo de 2.100 euros. Isso inclui ambos…

Declaração de imposto: você pode deduzir essas apólices de seguro – um guia para especialistas financeiros
De acordo com um relatório de www.presseportal.de, certas contribuições de seguro podem ser deduzidas dos impostos. Estes incluem, entre outras coisas, seguros de pensões legais, seguros de pensões privados (por exemplo, contratos Rürup), contratos Riester e várias outras despesas de pensões, como seguro de saúde, seguro de cuidados de enfermagem, seguro de responsabilidade civil e seguro de responsabilidade profissional. Porém, existem valores máximos e limites de dedução que devem ser observados.
Para 2022, os valores máximos para despesas com pensões de reforma são de 25.639 euros para pessoas solteiras e de 51.278 euros para casais casados. No entanto, a administração fiscal apenas considera 94 por cento destes limites máximos. A partir de 2023, as contribuições para o seguro de pensões deverão ser totalmente dedutíveis dos impostos.
As contribuições Riester podem ser deduzidas como despesas especiais até um máximo de 2.100 euros. Isto inclui as suas próprias contribuições e o subsídio estatal.
Para outras despesas cautelares como seguros de saúde e seguros de acidentes, existe um limite máximo de dedução de 1.900 euros para empregados e funcionários públicos e de 2.800 euros para trabalhadores independentes. Pessoas casadas podem declarar o dobro do valor.
Apólices profissionais, como seguro contra acidentes e seguro de responsabilidade profissional, podem ser deduzidas como despesas comerciais sem limitação.
É importante guardar provas relevantes, como recibos de transferência ou extratos bancários, pois a administração fiscal apenas deduz o que foi efetivamente pago.
A maioria das apólices de seguro são inscritas no apêndice de despesas com pensões da declaração de imposto de renda, enquanto as apólices relacionadas a negócios são listadas em despesas comerciais.
Por exemplo, não são dedutíveis os seguros privados de protecção jurídica e de recheios domésticos, bem como os produtos de investimento e os seguros de vida capital que tenham sido contratados após 1 de Janeiro de 2005.
As informações contidas no artigo mostram que os prémios de seguro podem ter impacto sobre o consumidor ao serem dedutíveis dos impostos, aliviando assim os encargos financeiros. Isto pode incentivar os consumidores a tirar partido de medidas de precaução e proteção, como seguros de saúde e seguros de responsabilidade civil. Para a indústria de seguros, isto pode significar uma maior procura de produtos de seguros com eficiência fiscal. O impacto no mercado poderia, portanto, incluir uma diversificação crescente de ofertas de seguros que oferecem vantagens fiscais.
Leia o artigo fonte em www.presseportal.de