Declaração de imposto: onde estão as despesas com pensões? Saiba mais com o especialista financeiro. [92 caracteres]
A maioria das despesas com pensões pertence, como o nome sugere, ao apêndice de despesas com pensões da declaração de imposto de renda. As contribuições para o chamado primeiro pilar da provisão de pensões também estão listadas lá: ou seja, pensões legais, fundos de pensões agrícolas, fundos de pensões profissionais (por exemplo, para médicos ou advogados, não fundos de pensões de imprensa) e contratos de pensões básicos (também chamados de pensões Rürup). O Anexo AV, também existente, para contribuições para pensões, refere-se apenas a contratos Riester financiados pelo Estado. Existe também um sistema RAV/baV para contribuições previdenciárias de empresas. De acordo com um relatório de www.wiwo.de, a maioria das despesas com pensões está incluída no apêndice de despesas com pensões da declaração de imposto. As contribuições para o primeiro pilar da provisão de pensões também estão aí listadas, como a pensão legal, ...

Declaração de imposto: onde estão as despesas com pensões? Saiba mais com o especialista financeiro. [92 caracteres]
De acordo com um relatório de www.wiwo.de, a maioria das despesas com pensões está incluída no apêndice de despesas com pensões da declaração fiscal. As contribuições para o primeiro pilar da provisão de pensões também estão listadas lá, como a pensão legal, os fundos de pensões agrícolas, os fundos de pensões profissionais e os contratos básicos de pensões (também chamados de pensões Rürup). O Anexo AV refere-se exclusivamente aos contratos Riester financiados pelo Estado, embora exista um anexo RAV/baAV separado para contribuições de pensões de empresas.
O tratamento fiscal das despesas com pensões tem impacto no mercado, no consumidor e na indústria. Se certas contribuições para pensões forem dedutíveis nos impostos, isso pode levar a que mais pessoas subscrevam estas apólices de seguro para tirar partido de vantagens fiscais. Isto poderá levar a um aumento na procura de seguros e impactar o mercado de produtos de seguros. Por outro lado, a dedutibilidade fiscal das despesas com pensões também pode levar os consumidores a reconsiderar os seus contratos de seguro e possivelmente a mudar para alternativas mais baratas, a fim de poupar impostos.
Em termos setoriais, o tratamento fiscal das contribuições previdenciárias pode afetar o rendimento das companhias de seguros. Se determinados contratos de seguro deixarem de ser dedutíveis dos impostos, isso poderá levar a uma diminuição do rendimento. Por outro lado, as companhias de seguros poderiam beneficiar do aumento da procura de seguros dedutíveis nos impostos e adaptar os seus produtos em conformidade.
É importante notar que o impacto no mercado, no consumidor e na indústria dependerá de vários factores, tais como taxas de imposto, situações financeiras individuais e necessidades de seguros dos consumidores. O tratamento fiscal das despesas com pensões pode, portanto, mudar de ano para ano e deve ser revisto regularmente.
Leia o artigo fonte em www.wiwo.de