Guerras de táxis em Pai: Agarre motoristas sob ataque – turistas em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Conflitos de táxi em Pai: motorista atacado, preocupações de segurança entre turistas e reivindicações da liderança local.

Guerras de táxis em Pai: Agarre motoristas sob ataque – turistas em perigo!

Um incidente preocupante ocorreu recentemente na área cênica de Pai, Mae Hong Son, destacando as tensões entre motoristas de táxi locais e motoristas de serviços de carona como o Grab. Em 21 de maio de 2025, Theerachai Boonmapieng, um motorista do Grab, foi atacado por um grupo de motoristas de táxi locais enquanto transportava um turista israelense de Chiang Mai para Pai. Alto Flash semanal, o ataque aconteceu enquanto Theerachai esperava do lado de fora de Moonbeach Pai, onde quatro homens correram em direção ao seu carro e causaram-lhe danos. O turista entrou em pânico e pediu-lhe que fugisse o mais rápido possível.

A agressão ocorre em meio a um conflito contínuo entre motoristas locais e motoristas do Grab que se sentem ameaçados pelos serviços de carona. Theerachai registou o seu percurso planeado junto da polícia em Pai, mas foi posteriormente confrontado por motoristas locais que alegaram ser os responsáveis ​​pelos turistas. Pediram-lhe que não levasse passageiros. Incidente semelhante ocorreu em 19 de maio de 2025, em que outro motorista do Grab foi agredido na região.

Respostas regulatórias e preocupações de segurança

As autoridades sublinharam agora a necessidade de garantir a segurança dos turistas, alertando particularmente contra a utilização de camionetas convertidas ilegalmente para transportar turistas. Estes veículos não são apenas ilegais, mas também perigosos, pois possuem proteções metálicas em vez de assentos de segurança e muitas vezes operam sem seguro para os passageiros. Neste contexto, permanece a questão sobre a legalização dos serviços de carona em Pai e por que alguns táxis ilegais são tolerados.

Após o ataque a Theerachai, vários supostos agressores foram presos enquanto ele recebia cuidados médicos. Os acontecimentos destacam uma dura guerra económica que está a colocar em risco a segurança dos turistas.

Num contexto mais amplo, os habitantes de Mae Hong Son expressaram preocupação com o comportamento dos turistas, que é muitas vezes considerado inadequado. O consumo público de maconha e o desrespeito às regras de trânsito levaram alguns moradores a se recusarem a receber turistas. Chaivit Summachewawat, vice-presidente da Pai Tourism Business Association, expressou que existe até uma certa relutância em relação aos turistas de determinados países, como os de Dica da Tailândia relataram.

Para lidar com os problemas do aumento do número de turistas, a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) planejou novas estratégias, incluindo a criação de um grupo de trabalho para lidar com os problemas do turismo. O vice-presidente Summachewawat também apelou ao governo para encontrar um equilíbrio entre o crescimento do turismo e o impacto social.

Impacto económico do turismo

Apesar dos desafios, milhões de turistas ainda visitam Mae Hong Son. No ano passado, 1,4 milhões de viajantes visitaram a região, gerando receitas de 7,5 mil milhões de baht, com projeções de 8 mil milhões de baht para este ano. Mais de 30% dos turistas eram estrangeiros, sendo os principais mercados o Reino Unido, Israel, Holanda e Alemanha.

As autoridades locais estão a trabalhar para incentivar o cumprimento, colocando novos sinais em línguas estrangeiras. Além disso, os operadores turísticos são aconselhados a informar os seus hóspedes sobre o consumo de álcool e perturbações do sossego, para não perturbar ainda mais a população local.

No geral, a situação actual em Pai mostra como é importante que tanto os residentes como os turistas trabalhem em conjunto para garantir uma coexistência harmoniosa e garantir a segurança de todos os envolvidos.