Reparos caros aumentam o seguro de veículos para carros elétricos
De acordo com um relatório de www.welt.de, os altos custos de reparo tornam o seguro automóvel para carros elétricos mais caro. O seguro abrangente para alguns modelos elétricos já é mais caro do que para motores de combustão comparáveis, embora os veículos elétricos estejam menos frequentemente envolvidos em acidentes. O aumento dos prémios deve-se aos elevados custos de oficina para carros eléctricos, que são em média 30 a 35 por cento mais elevados do que para motores a gasolina ou diesel. Isto se deve em parte à quarentena desnecessária de baterias, que acarreta custos elevados, bem como à tendência de gigacasting, em que grandes partes do corpo são feitas em uma única peça que só pode ser substituída com grande esforço após um acidente. Como especialista em economia, gostaria de acrescentar...

Reparos caros aumentam o seguro de veículos para carros elétricos
De acordo com um relatório de www.welt.de, os altos custos de reparo tornam o seguro de veículos elétricos mais caro. O seguro abrangente para alguns modelos elétricos já é mais caro do que para motores de combustão comparáveis, embora os veículos elétricos estejam menos frequentemente envolvidos em acidentes. O aumento dos prémios deve-se aos elevados custos de oficina para carros eléctricos, que são em média 30 a 35 por cento mais elevados do que para motores a gasolina ou diesel. Isto se deve em parte à quarentena desnecessária de baterias, que acarreta custos elevados, bem como à tendência de gigacasting, em que grandes partes do corpo são feitas em uma única peça que só pode ser substituída com grande esforço após um acidente.
Como perito económico, gostaria de acrescentar que o aumento dos custos de reparação dos automóveis eléctricos também pode ter impacto no mercado e no consumidor. Por um lado, prémios de seguro mais elevados poderão atenuar a procura de automóveis eléctricos, especialmente entre os consumidores sensíveis aos preços. Por outro lado, as companhias de seguros poderiam começar a oferecer tarifas de seguro mais direcionadas e individuais para automóveis elétricos, a fim de avaliar melhor o risco e os custos.
A introdução de novas tecnologias e processos de produção, como o gigcasting, também terá impacto na indústria automóvel. Os fabricantes que utilizam estas tecnologias precocemente e de forma eficaz podem poupar custos tanto na produção como na reparação de danos causados por acidentes e obter uma vantagem competitiva. Outros fabricantes podem ser forçados a seguir o exemplo para permanecerem competitivos.
Globalmente, pode-se esperar que o aumento dos custos de reparação de automóveis eléctricos possa mudar o panorama dos seguros e encorajar a indústria automóvel a desenvolver métodos de reparação mais eficientes e económicos. A longo prazo, isto poderá levar a um ajustamento dos prémios de seguro e a uma maior difusão dos carros elétricos.
Leia o artigo fonte em www.welt.de