Principais fornecedores de seguros de proteção jurídica: a satisfação do corretor está aumentando!
O estudo Asscompact Trends II/2025 examina a satisfação dos corretores de seguros com a liquidação de sinistros em seguros de proteção jurídica, identifica os principais fornecedores e mostra potencial de melhoria.
Principais fornecedores de seguros de proteção jurídica: a satisfação do corretor está aumentando!
Corretores de seguros relatam experiências positivas com liquidação de sinistros em seguros de proteção jurídica. De acordo com um inquérito actual realizado no âmbito do estudo Asscompact Trends II/2025, os fornecedores Auxilia, Arag e Concordia em particular caracterizam-se pela elevada satisfação dos clientes neste segmento. Mais de dois terços dos intermediários pesquisados estão satisfeitos com a liquidação geral, embora a qualidade da correspondência de sinistros e a duração da liquidação tenham sido identificadas como deficiências importantes entre as seguradoras compostas.
O estudo, realizado pela BBG Betriebsberatungs GmbH, baseia-se nas respostas de 302 intermediários do setor financeiro e de seguros. Os resultados mostram que 89,4% dos entrevistados são do sexo masculino e 10,6% do sexo feminino, com idade média de 56,5 anos e 29 anos de experiência no setor. Muitos dos entrevistados também planejam trabalhar até pelo menos 70 anos.
Tempos de resposta como fator decisivo
A liquidação rápida e tranquila de sinistros é de importância central para os corretores de seguros, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a fidelidade de longo prazo aos parceiros de seguros. Na pesquisa, quase 90% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a resposta das seguradoras em cerca de um em cada 11 casos em 24 horas. Em mais de 40% dos casos, o tempo de resposta foi de um a três dias, o que resultou num elevado nível de satisfação.
Em contrapartida, verifica-se que a satisfação diminui com tempos de resposta mais longos: com um tempo de liquidação de quatro a sete dias, menos de 50% dos inquiridos ficaram satisfeitos, enquanto com tempos de espera superiores a uma semana apenas 39% discordaram. O que importa realçar positivamente é que mais de dois terços dos entrevistados ficaram geralmente muito satisfeitos com o tempo de resposta, que é o segundo valor mais elevado em todas as divisões compostas.
Principal fornecedor de liquidação de sinistros
A Auxilia foi citada com mais frequência como o melhor fornecedor na liquidação de sinistros, com quase um terço dos entrevistados citando-a. Arag SE ficou em segundo lugar, enquanto Concordia ficou em terceiro. Deurag, Itzehoer e Roland também foram listados, com suas ações variando entre pouco menos de seis e uns bons quatro por cento. A importância de um seguro bem escolhido é particularmente evidente em caso de sinistro, já que 82% dos corretores consideram a liquidação de sinistros uma tarefa sua, a fim de aumentar a satisfação do cliente.
O estudo mostra que, além da agilidade no atendimento, a qualidade do processamento dos sinistros também influencia a confiança nas seguradoras e, assim, fortalece a reputação dos corretores. Cerca de 10% dos corretores deixam a liquidação de sinistros quase inteiramente para as seguradoras, enquanto 70% a veem como uma tarefa conjunta entre o agente e a seguradora.
Os resultados detalhados do Asscompact Trends II/2025 ilustram a importância dos tempos de resposta e da qualidade do processamento de sinistros. A relevância destes fatores é sublinhada pelo elevado nível de comprometimento dos corretores, o que influencia decisivamente o sucesso de uma corretora.
Para os interessados, o relatório Asscompact Trends II/2025 está disponível ao preço de 1.785 euros incluindo IVA.
Para mais informações veja também Diário de Seguros e AssCompacto.