Condições de trabalho injustas para trabalhadores sazonais na agricultura – especialistas financeiros fornecem informações
De acordo com um relatório de www.zeit.de, os trabalhadores sazonais da colheita de espargos, vegetais e morangos na Alemanha enfrentam condições de trabalho desumanas, de acordo com um estudo realizado pela Oxfam em colaboração com a Fair Farm Work Initiative. Estes trabalhadores sofrem com o dumping salarial, com uma cobertura de seguro de saúde inadequada e com elevados custos de habitação. É relatado que os trabalhadores sazonais sofrem de salários sistematicamente deprimidos e enfrentam uma combinação opaca de salários por hora e por peça. O estudo mostra que quase um terço dos trabalhadores agrícolas trabalhavam sazonalmente antes da pandemia. Cerca de 95 por cento deste trabalho sazonal é realizado por funcionários sem cidadania alemã, muitos deles provenientes da Europa de Leste. O …

Condições de trabalho injustas para trabalhadores sazonais na agricultura – especialistas financeiros fornecem informações
De acordo com um relatório de www.zeit.de,
Os trabalhadores sazonais da colheita de espargos, vegetais e morangos na Alemanha são confrontados com condições de trabalho desumanas, de acordo com um estudo realizado pela Oxfam em colaboração com a Fair Farm Work Initiative. Estes trabalhadores sofrem com o dumping salarial, com uma cobertura de seguro de saúde inadequada e com elevados custos de habitação. É relatado que os trabalhadores sazonais sofrem de salários sistematicamente deprimidos e enfrentam uma combinação opaca de salários por hora e por peça.
O estudo mostra que quase um terço dos trabalhadores agrícolas trabalhavam sazonalmente antes da pandemia. Cerca de 95 por cento deste trabalho sazonal é realizado por funcionários sem cidadania alemã, muitos deles provenientes da Europa de Leste.
O elevado custo do alojamento e a falta de cobertura de seguro foram identificados como outros problemas. Em particular, foi relatado que o custo do alojamento é excessivamente elevado e não existe nenhuma autoridade reguladora para o rever.
Os trabalhadores sazonais também têm uma cobertura de seguro de saúde inadequada e muitas vezes trabalham em condições inaceitáveis sem cobertura adequada. A responsabilidade por estas condições de trabalho é atribuída não só às empresas, mas também aos supermercados alemães, que repassam esta pressão aos trabalhadores do campo através da pressão para pagar preços baixos.
A Iniciativa para o Trabalho Agrícola Justo exige que as compras abaixo dos custos de produção sejam proibidas e que os trabalhadores sazonais sejam empregados sujeitos a contribuições para a segurança social, a fim de receberem cobertura total do seguro de saúde legal. A discriminação e a pressão para um bom desempenho não devem ser um modelo de negócio, afirma Benjamin Luig. Deve-se também notar que as organizações membros da Fair Farm Work Initiative ajudam os trabalhadores sazonais em toda a Alemanha com aconselhamento sobre os seus direitos laborais.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de