Gastos com seguros em 2024 atingirão o nível mais alto - especialista prevê altos custos com desastres naturais
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, as contribuições anuais de muitos segurados serão devidas no ano novo. O custo dos seguros aumentou em média várias centenas de euros nos últimos anos, o que é particularmente perceptível no início do ano. Em particular, os seguros privados de propriedade e de acidentes, como seguros de responsabilidade civil, recheios domésticos ou seguros de invalidez profissional, constituem a maior parte. De acordo com o Serviço Federal de Estatística, os agregados familiares na Alemanha pagaram em média 1.596 euros por seguros em 2022, o que representa cerca de 39 por cento mais do que em 2012. Uma grande parte deste valor foi para seguros de propriedade privada e de acidentes e seguros de veículos automóveis. As contribuições crescentes são parcialmente causadas por custos que...

Gastos com seguros em 2024 atingirão o nível mais alto - especialista prevê altos custos com desastres naturais
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, as contribuições anuais serão devidas para muitos segurados no ano novo. O custo dos seguros aumentou em média várias centenas de euros nos últimos anos, o que é particularmente perceptível no início do ano. Em particular, os seguros privados de propriedade e de acidentes, como seguros de responsabilidade civil, recheios domésticos ou seguros de invalidez profissional, constituem a maior parte.
De acordo com o Serviço Federal de Estatística, os agregados familiares na Alemanha pagaram em média 1.596 euros por seguros em 2022, o que representa cerca de 39 por cento mais do que em 2012. Uma grande parte deste valor foi para seguros de propriedade privada e de acidentes e seguros de veículos automóveis. O aumento dos prémios é parcialmente causado pelos custos que as seguradoras têm de suportar devido a condições meteorológicas extremas, como granizo, tempestades e inundações. Só na Alemanha, as catástrofes naturais custaram às seguradoras quase cinco mil milhões de euros em 2023, tendo as seguradoras patrimoniais de suportar a maior parte deste valor.
Estes desenvolvimentos têm impactos a vários níveis. Por um lado, o aumento dos prémios de seguro está a impor um encargo financeiro às famílias, o que pode afectar os seus hábitos de consumo e poupança. O aumento dos custos significa prejuízos para o setor segurador, especialmente no que diz respeito ao seguro automóvel, que teve resultados piores do que a média devido às frequentes tempestades de granizo no verão. No entanto, o impacto a longo prazo destes desenvolvimentos no mercado de seguros e nos consumidores depende de vários factores, como a regulamentação e outras catástrofes naturais.
Globalmente, o aumento dos custos dos seguros e os encargos para as seguradoras causados por fenómenos meteorológicos extremos mostram a necessidade de uma análise abrangente e de ajustamento das apólices de seguro, cálculos de prémios e avaliações de risco, a fim de estabilizar os encargos financeiros para os segurados e as empresas a longo prazo. Isto também poderia levar a um maior interesse em alternativas como o planeamento da reforma e outras formas de segurança financeira.
Leia o artigo original em www.n-tv.de