Setor de seguros em transição: estudo da Lünendonk mostra desafios urgentes e prioridades de investimento
O último estudo da Lünendonk “Digital Outlook: Insurance” apresenta a transformação digital na indústria de seguros. O foco não está apenas na digitalização dos modelos de negócio existentes, mas também no desenvolvimento de áreas de negócio completamente novas baseadas em novas tecnologias. O estudo mostra também que as seguradoras estão a aumentar os seus orçamentos para a transformação digital e a investir em áreas como análise de dados, eficiência de processos, experiência do cliente, segurança cibernética e modernização das TI. Mas que impacto isso tem no mercado e na indústria? A análise a seguir analisa as possíveis consequências e mudanças. Entre o negócio principal e a disrupção, 84% das seguradoras inquiridas consideram a escassez de trabalhadores qualificados e as alterações demográficas como os maiores problemas...

Setor de seguros em transição: estudo da Lünendonk mostra desafios urgentes e prioridades de investimento
Entre o core business e a disrupção
84 por cento das seguradoras inquiridas consideram que a escassez de trabalhadores qualificados e as alterações demográficas são os maiores problemas, seguidas pela velocidade dos ciclos de inovação e tecnologia. Isto significa que a indústria enfrenta desafios significativos que precisam de ser abordados ativamente. A mudança para modelos de negócio baseados em plataformas e a pressão competitiva dos pioneiros digitais são citadas como desafios adicionais. Tendo em conta estes desenvolvimentos, 72% das seguradoras estão a investir fortemente na digitalização do seu negócio principal existente e 65% em modelos de negócio completamente novos e disruptivos.
Interação com o cliente: online e offline estão vinculados
A digitalização também está mudando a interação com o cliente. Embora 94% das seguradoras continuem a confiar nas vendas clássicas (agências), 57% planeiam depender mais fortemente dos canais digitais. A gestão omnicanal está a tornar-se cada vez mais importante e os sistemas de IA e a análise de dados devem ser utilizados de forma mais extensiva para individualizar a abordagem ao cliente.
Áreas de investimento: Segurança cibernética e experiência do cliente em foco
O estudo mostra que 94% das seguradoras querem investir mais em segurança cibernética e 87% na gestão da experiência do cliente. Surpreendentemente, apenas 38% priorizaram a transformação da nuvem e 37% priorizaram a modernização legada como áreas de investimento.
Impacto no mercado e na indústria
De acordo com um relatório de www.it-finanzmagazin.de Os resultados do estudo sugerem que a indústria seguradora está no meio de um processo abrangente de transformação para atender às novas exigências. Isto não afeta apenas a forma como os seguros são conduzidos, mas também a concorrência e a dinâmica do mercado. A economia da plataforma, a segurança cibernética e a experiência do cliente serão ainda mais importantes no futuro. As empresas que negligenciam estas áreas podem correr o risco de serem deixadas para trás e de serem deixadas para trás no futuro por empresas dominantes que impulsionam ativamente estas tendências.
Leia o artigo original em www.it-finanzmagazin.de