Seguro obrigatório para máquinas de trabalho lento: o que dizem os especialistas financeiros sobre isso
De acordo com um relatório do “Süddeutsche.de”, o governo federal está planejando introduzir um seguro obrigatório para máquinas e veículos de trabalho lento com velocidades entre seis e 20 quilômetros por hora. Anteriormente, estes veículos estavam isentos do seguro obrigatório porque estavam geralmente cobertos pelo seguro de responsabilidade civil geral dos proprietários. O novo regulamento significaria que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório e que as violações desta obrigação serão sancionadas a partir do final de dezembro de 2023. A Associação Geral de Seguradores (GDV) considera o novo regulamento desnecessário porque a solução atual é suficiente. A associação defende que até ao momento não há casos conhecidos de danos em que o seguro cubra...

Seguro obrigatório para máquinas de trabalho lento: o que dizem os especialistas financeiros sobre isso
De acordo com um relatório do “Süddeutsche.de”, o governo federal está planejando introduzir um seguro obrigatório para máquinas e veículos de trabalho lento com velocidades entre seis e 20 quilômetros por hora. Anteriormente, estes veículos estavam isentos do seguro obrigatório porque estavam geralmente cobertos pelo seguro de responsabilidade civil geral dos proprietários. O novo regulamento significaria que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório e que as violações desta obrigação serão sancionadas a partir do final de dezembro de 2023.
A Associação Geral de Seguradores (GDV) considera o novo regulamento desnecessário porque a solução atual é suficiente. A associação argumenta que até agora não houve reclamações relatadas onde a cobertura do seguro de responsabilidade civil geral não fosse suficiente. O GDV alerta ainda para o aumento dos custos para proprietários de máquinas de trabalho e empilhadeiras devido à regulamentação prevista. Os valores segurados teriam de ser elevados ao nível do seguro automóvel, o que exigiria um ajustamento de várias centenas de milhares de contratos.
A regulamentação prevista deve-se a uma diretiva da UE sobre seguro de responsabilidade civil automóvel e seguro obrigatório, que deve ser implementada até 23 de dezembro de 2023. Um ponto principal desta diretiva diz respeito à uniformização da indemnização das vítimas de trânsito em caso de insolvência de uma seguradora automóvel.
Resta saber quando a Comissão de Assuntos Jurídicos do Bundestag irá tratar do projeto de lei. O governo federal também estuda adiar as penalidades para não-seguros com base em sugestão do Conselho Federal.
A nova exigência de seguro aplica-se apenas a veículos utilizados em terrenos acessíveis ao público. Os veículos que circulam apenas em uma horta cercada estão isentos da regulamentação.
A introdução do seguro obrigatório poderá ter vários efeitos. Por um lado, os proprietários de máquinas e empilhadores lentos teriam de pagar montantes de seguro mais elevados, o que poderia levar ao aumento dos custos. Por outro lado, a introdução do seguro obrigatório conduziria provavelmente a um aumento dos contratos de seguro para estes veículos, uma vez que os veículos anteriormente não segurados teriam agora de ser segurados. Isto poderia levar a uma mudança no cenário do mercado de seguros nesta área.
Fonte: De acordo com relatório da www.sueddeutsche.de
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de