Fornecimento de reciclados pós-consumo de alta qualidade: A contratação circular protege as empresas no longo prazo.
De acordo com um relatório de www.euwid-recycling.de, o Eko-Punkt, o sistema duplo da Remondis, oferece aos distribuidores de embalagens a oportunidade de se protegerem contra a escassez de materiais reciclados pós-consumo de alta qualidade. Com a “contratação circular”, as empresas poderiam agora garantir contratualmente o fornecimento de reciclados pós-consumo de alta qualidade. O modelo de contrato combina o requisito de licenciamento legalmente exigido com a entrega contratualmente segura de reciclados pós-consumo de alta qualidade, mesmo a longo prazo. Em troca das suas embalagens licenciadas pela Eko-Punkt, os clientes recebem uma quantidade correspondente equivalente de materiais reciclados de alta qualidade para substituir as matérias-primas primárias anteriormente utilizadas, explica Stefan Munz, chefe de inovação e sustentabilidade do operador do sistema. De acordo com análise da empresa de pesquisa de mercado Conversio Market & Strategy...

Fornecimento de reciclados pós-consumo de alta qualidade: A contratação circular protege as empresas no longo prazo.
De acordo com um relatório de www.euwid-recycling.de, Eko-Punkt, o sistema duplo da Remondis, oferece aos distribuidores de embalagens a oportunidade de se protegerem contra a escassez de materiais reciclados pós-consumo de alta qualidade. Com a “contratação circular”, as empresas poderiam agora garantir contratualmente o fornecimento de reciclados pós-consumo de alta qualidade.
O modelo de contrato combina o requisito de licenciamento legalmente exigido com a entrega contratualmente segura de reciclados pós-consumo de alta qualidade, mesmo a longo prazo. Em troca das suas embalagens licenciadas pela Eko-Punkt, os clientes recebem uma quantidade correspondente equivalente de materiais reciclados de alta qualidade para substituir as matérias-primas primárias anteriormente utilizadas, explica Stefan Munz, chefe de inovação e sustentabilidade do operador do sistema.
De acordo com uma análise da empresa de estudos de mercado Conversio Market & Strategy para a IK Plastic Packaging Industry Association, cerca de 1,6 milhões de toneladas de materiais reciclados pós-consumo poderiam ter sido utilizados para produzir embalagens plásticas em 2021, o que corresponde a um conteúdo reciclado médio de 10,6 por cento por embalagem. Até 2030, este montante teria de aumentar para mais de 6,0 milhões de toneladas, a fim de atingir as metas estabelecidas no projeto de Regulamento Europeu de Embalagens (PPWR) de até 35 por cento, dependendo do tipo de embalagem.
Espera-se que este desenvolvimento tenha um impacto significativo no mercado de reciclados. As empresas que dependem de materiais reciclados pós-consumo de alta qualidade poderão enfrentar uma escassez ainda maior nos próximos anos. Isto poderá levar a um agravamento da situação do mercado, nomeadamente na área dos reciclados pós-consumo. Algumas empresas já estão a reconhecer as vantagens da oferta da Eko-Punkt e estão a utilizar ativamente a contratação circular para garantir o seu fornecimento a longo prazo de materiais reciclados de alta qualidade.
É previsível que a procura de materiais reciclados pós-consumo de alta qualidade aumente nos próximos anos, enquanto a oferta permanece escassa. As empresas que se concentram em soluções sustentáveis desde o início poderão ter uma vantagem estratégica no mercado no futuro. Com a contratação circular, a Eko-Punkt oferece um fornecimento de longo prazo de materiais reciclados pós-consumo de alta qualidade e, ao mesmo tempo, atende aos requisitos legais para licenciamento de embalagens.
Leia o artigo fonte em www.euwid-recycling.de