Lei de Oportunidades de Crescimento: Novo impulso para a pensão Rürup
Novos impulsos para a provisão de pensões com o alívio fiscal para a pensão Rürup através da Lei de Oportunidades de Crescimento. Saiba mais agora!

Lei de Oportunidades de Crescimento: Novo impulso para a pensão Rürup
A pensão Rürup, financiada pelo Estado, oferece uma oportunidade para a provisão de pensões privadas, onde as contribuições para a poupança podem ser dedutíveis dos impostos. Embora as contribuições sejam dedutíveis durante a fase de poupança, os pagamentos posteriores de pensões estão sujeitos a impostos. Um desenvolvimento atual através da Lei de Oportunidades de Crescimento traz alívio para os pensionistas de Rürup.
Desde 2023, as contribuições de poupança para a pensão Rürup são totalmente dedutíveis dos impostos. Isto aplica-se durante todo o ano até um máximo de 27.566 euros por pessoa, incluindo contribuições de seguros de pensões legais e fundos de pensões profissionais. Os pagamentos de pensões estão sujeitos a tributação subsequente, com um regulamento estipulando que a parte fiscal seria aumentada em um ponto percentual anualmente, até 100 por cento até 2040.
Com a introdução da Lei de Oportunidades de Crescimento, esta metodologia de tributação foi equalizada. Em 2024, a parcela fiscal para os novos pensionistas será de apenas 83 por cento da pensão e aumentará anualmente 0,5 por cento para cada novo grupo de pensões. Este nível de controlo não atingirá o seu máximo até 2058. Isto significa que a tributação total das pensões a jusante começará agora mais tarde do que anteriormente planeado. Os aforradores Rürup também podem beneficiar do “efeito de diferimento de impostos”, uma vez que as poupanças fiscais durante a fase de poupança são geralmente superiores ao peso da tributação subsequente dos pagamentos de pensões.