Futuro do seguro automóvel: Será que a recuperação ocorrerá apesar da crise aduaneira?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As seguradoras alemãs de veículos automóveis poderão tornar-se lucrativas em 2025. Especialistas alertam para as consequências tarifárias e o aumento dos preços.

Futuro do seguro automóvel: Será que a recuperação ocorrerá apesar da crise aduaneira?

As seguradoras automóveis alemãs vêem-se numa situação potencialmente mais lucrativa em 2025, depois de terem de lidar com perdas de milhares de milhões nos últimos anos. No entanto, Thomas Diekmann, conselheiro do VHV, ressalta que a situação não é totalmente positiva. Os elevados preços das peças sobressalentes, em particular, que poderão aumentar ainda mais devido às tarifas de importação dos EUA, representam um sério desafio. Diekmann defende, portanto, uma cooperação mais estreita entre as indústrias seguradora e automóvel, a fim de encontrarmos soluções mais fortes em conjunto. Christof Mascher, antigo chefe de TI da Allianz, também apela a uma troca intensiva de dados entre os dois setores, a fim de utilizar sinergias e enfrentar melhor os desafios. Este relatório Monitor de seguros.

A política tarifária em curso dos EUA sob o presidente Donald Trump tem efeitos globais que também afectam as seguradoras e os fabricantes de automóveis alemães. Trump está a introduzir uma tarifa de importação de dez por cento para todos os países, com taxas ainda mais rigorosas para alguns estados. Isto já provocou reações negativas nos mercados bolsistas mundiais. Os especialistas alertam para consequências económicas significativas, especialmente para os mercados europeus. Jörg Asmussen, Director Geral da GDV, descreveu a política aduaneira como um ataque fundamental ao sistema comercial mundial que poderia potencialmente ter efeitos negativos duradouros. Estas medidas poderão aumentar os preços, o que também é relevante para os consumidores na Alemanha, uma vez que se espera que os fabricantes de automóveis alemães, como a Volkswagen, a BMW e a Mercedes, repercutam os custos tarifários nos clientes.

Aumentos de preços esperados e quedas de mercado

As consequências económicas da política tarifária são de grande alcance. São esperados aumentos de preços nos EUA, o que poderá resultar numa política monetária mais restritiva. Na Europa, uma valorização do dólar poderia afectar os preços dos produtos europeus, o que aumentaria ainda mais a inflação. Os analistas também veem a probabilidade de uma recessão nos EUA, o que poderá abrandar o crescimento económico na Europa. As previsões sugerem que o crescimento do seguro de vida poderá diminuir até 1,7 pontos percentuais até 2025, enquanto os seguros de propriedades e acidentes – especialmente em áreas como os transportes e a aviação – poderão diminuir até 1,1 pontos percentuais.

As seguradoras britânicas também estão a levantar preocupações sobre custos mais elevados. Os atrasos nas reparações de automóveis como resultado de novas tarifas criam desafios adicionais, enquanto a PwC UK salienta que as seguradoras não tiveram tempo para armazenar peças de automóveis, acelerando o impacto das tarifas. As tarifas sobre materiais de construção importados, como aço e madeira, também poderiam aumentar o custo da reparação de edifícios, aumentando assim os custos de seguros. Esta dinâmica tem implicações não só para o setor automóvel, mas também para os seguros especializados no Reino Unido que cobrem riscos complexos.

Impacto nas seguradoras de veículos motorizados

Nos EUA, vários sectores de seguros serão afectados por estes desenvolvimentos. Os analistas da KBW identificam, entre outras coisas, seguros pessoais e seguros de propriedade de veículos automóveis comerciais como particularmente vulneráveis. As seguradoras dos EUA também estão a planear aumentos de preços que devem ser aprovados pelos reguladores governamentais. Os custos mais elevados com sinistros devido às tarifas são outro problema esperado, com as seguradoras de automóveis americanas enfrentando um aumento de 2 a 4 por cento nos custos. Esta imagem global mostra quão estreitamente os mercados globais estão interligados e que os desenvolvimentos locais podem ter consequências de longo alcance. Esta informação vem de Setor de seguros hoje.