5,65 milhões de adultos endividados na Alemanha: um especialista financeiro alerta para o aumento dos casos de dívida e explica as causas
De acordo com um relatório da www.faz.net, cerca de 5,65 milhões de adultos na Alemanha são considerados endividados. Roman Schlag, consultor de aconselhamento sobre dívidas da Caritas, alerta para as armadilhas da dívida e explica porque é que os reformados são cada vez mais afectados pelas dívidas. A crescente procura de aconselhamento sobre dívidas indica o aumento do custo de vida. Mesmo aqueles que antes eram financeiramente estáveis procuram agora aconselhamento. O sobreendividamento ocorre quando não sobra dinheiro suficiente para eletricidade, habitação e despesas de subsistência após o pagamento das obrigações mensais. Como especialista financeiro, posso dizer que níveis elevados de endividamento podem levar à falência a nível individual. Um grande número de cidadãos sobreendividados também pode afetar a economia e o mercado financeiro...

5,65 milhões de adultos endividados na Alemanha: um especialista financeiro alerta para o aumento dos casos de dívida e explica as causas
De acordo com um relatório de www.faz.net, cerca de 5,65 milhões de adultos na Alemanha são considerados endividados. Roman Schlag, consultor de aconselhamento sobre dívidas da Caritas, alerta para as armadilhas da dívida e explica porque é que os reformados são cada vez mais afectados pelas dívidas.
A crescente procura de aconselhamento sobre dívidas indica o aumento do custo de vida. Mesmo aqueles que antes eram financeiramente estáveis procuram agora aconselhamento. O sobreendividamento ocorre quando não sobra dinheiro suficiente para eletricidade, habitação e despesas de subsistência após o pagamento das obrigações mensais.
Como especialista financeiro, posso dizer que níveis elevados de endividamento podem levar à falência a nível individual. Um grande número de cidadãos sobreendividados também pode exercer pressão sobre a economia e o mercado financeiro como um todo. Um número crescente de pensionistas sobreendividados poderá levar a um aumento da pobreza na velhice. Isto, por sua vez, exigiria um maior apoio governamental e colocaria uma pressão sobre os sistemas sociais.
Esta evolução poderá também ter impacto no consumo, uma vez que as pessoas sobreendividadas têm menos dinheiro disponível para comprar bens e serviços. A solvabilidade desta população seria afectada, o que por sua vez poderia ter impacto nos empréstimos e no mercado consumidor.
É, portanto, importante que o governo e as instituições financeiras tomem medidas para conter os riscos da dívida e apoiar os cidadãos em dificuldades financeiras.
Como especialista financeiro, aconselho vivamente que o governo e as instituições financeiras tomem medidas para reduzir os riscos da dívida e apoiar os cidadãos em dificuldades financeiras.
Leia o artigo fonte em www.faz.net