Análise: Aumento dos gastos com educação na Alemanha, mas ainda atrasado na comparação europeia
De acordo com um relatório de www.news4teachers.de, os gastos dos governos federal, estadual e local com educação aumentaram para 176,3 mil milhões de euros em 2022. Em termos nominais, isso foi cerca de 5,3 por cento ou 8,9 mil milhões de euros a mais do que em 2021. No entanto, a taxa de inflação em 2022 foi de 7,9 por cento. A Alemanha gasta significativamente menos em educação do que a Estónia, que está à frente na comparação europeia no actual estudo PISA. A percentagem da despesa pública com a educação no produto interno bruto (PIB) foi de 4,6 por cento em 2022. O valor está, portanto, ao nível do ano anterior (2021: também 4,6 por cento). Baixos gastos com educação podem ter um impacto negativo na qualidade da educação...

Análise: Aumento dos gastos com educação na Alemanha, mas ainda atrasado na comparação europeia
De acordo com um relatório de www.news4teachers.de, as despesas federais, estaduais e locais com a educação aumentaram para 176,3 mil milhões de euros em 2022. Em termos nominais, isso foi cerca de 5,3 por cento ou 8,9 mil milhões de euros a mais do que em 2021. No entanto, a taxa de inflação em 2022 foi de 7,9 por cento. A Alemanha gasta significativamente menos em educação do que a Estónia, que está à frente na comparação europeia no actual estudo PISA. A percentagem da despesa pública com a educação no produto interno bruto (PIB) foi de 4,6 por cento em 2022. O valor está, portanto, ao nível do ano anterior (2021: também 4,6 por cento).
Os baixos gastos com educação podem ter um impacto negativo na qualidade da educação e na inovação na Alemanha. Um menor investimento na educação poderia levar a uma escassez de trabalhadores altamente qualificados, o que, por sua vez, poderia ter um impacto negativo na competitividade da Alemanha. Além disso, a baixa taxa de despesas com a educação também pode afectar o nível educacional da população e levar a problemas de crescimento a longo prazo. Os investimentos na educação são importantes motores de inovação e crescimento económico. Os baixos níveis de educação podem ter um impacto negativo a longo prazo no desenvolvimento económico.
É importante que a Alemanha aumente as suas despesas com a educação em relação ao PIB para garantir a qualidade da educação e o sucesso económico do país a longo prazo. Isto pode exigir uma reavaliação das prioridades de despesa do governo e um maior investimento na educação e em programas. Sem investimento adequado na educação, o impacto a longo prazo na economia e na sociedade poderá ser significativo.
Leia o artigo original em www.news4teachers.de