Análise das encomendas recebidas na indústria da construção alemã: Por que o declínio é moderado apesar da crise
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, as novas encomendas na indústria da construção alemã caíram enormemente 7,4% no mês de novembro em comparação com outubro no curto prazo, de acordo com o Gabinete Federal de Estatística no seu comunicado de hoje. Uma análise mais atenta do gráfico mostra que as encomendas recebidas têm vindo a cair de forma constante desde 2010. As encomendas na indústria da construção já tinham caído enormemente no ano passado. Como resultado, Novembro de 2022, como mês de comparação com Novembro de 2023, já se encontrava num nível muito baixo e as descidas podem agora ser relativamente moderadas. Como analisar a evolução da entrada de pedidos na indústria da construção desde 2010? O …

Análise das encomendas recebidas na indústria da construção alemã: Por que o declínio é moderado apesar da crise
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
A entrada de encomendas na indústria da construção alemã caiu enormemente 7,4% em Novembro em comparação com Outubro, de acordo com o Gabinete Federal de Estatística no seu comunicado hoje. Uma análise mais atenta do gráfico mostra que as encomendas recebidas têm vindo a cair de forma constante desde 2010. As encomendas na indústria da construção já tinham caído enormemente no ano passado. Como resultado, Novembro de 2022, como mês de comparação com Novembro de 2023, já se encontrava num nível muito baixo e as descidas podem agora ser relativamente moderadas.
Como analisar a evolução da entrada de pedidos na indústria da construção desde 2010? O índice foi de 116,8 pontos em novembro de 2020 e de 108,6 pontos em novembro de 2021. Depois em novembro de 2022 houve uma queda para 94,8 pontos, e em novembro de 2023 foi uma queda menor para 92,2 pontos. Se tomarmos o mês de novembro de 2019 com 123,9 pontos como mês de comparação para ver como a indústria da construção se desenvolveu desde pouco antes do surto de Corona até hoje - então as encomendas recebidas caíram até agora 31,7 pontos ou 25,6%.
Esta evolução da indústria da construção poderá ter impacto em todo o mercado financeiro. A diminuição das novas encomendas poderá levar a um declínio no investimento em construção, o que, por sua vez, limitará a actividade de construção e poderá potencialmente levar à perda de postos de trabalho. Isto, por sua vez, poderia impactar todo o sector económico e contribuir para um declínio geral da actividade económica.
A queda nas encomendas de construção também poderá ter um impacto nos preços das ações das empresas de construção, uma vez que os investidores poderão ter menos confiança nestas empresas devido a encomendas mais fracas. Isto poderia levar a um declínio nos valores e retornos de mercado, o que por sua vez poderia impactar o mercado financeiro como um todo. É importante ficar atento à evolução da indústria da construção e considerar possíveis estratégias para diversificar o portfólio.
A situação actual na indústria da construção realça a necessidade de estar atento à evolução económica fora do sector financeiro, a fim de tomar decisões financeiras bem fundamentadas.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de