Análise do relatório de estabilidade financeira: Bundesbank alerta para fragilidades do sistema financeiro alemão
De acordo com um relatório de www.fr.de, o Deutsche Bundesbank alerta no seu relatório de estabilidade financeira sobre as fraquezas do sistema financeiro alemão. Ela está particularmente preocupada com o setor imobiliário. O relatório conclui que o sistema financeiro alemão permaneceu robusto apesar dos rápidos aumentos das taxas de juro, mas o Bundesbank vê elevadas vulnerabilidades e acredita que a recuperação das taxas de juro ainda não penetrou totalmente nos balanços dos bancos e das seguradoras. De acordo com o Bundesbank, os preços dos imóveis nas cidades estão sobrevalorizados entre 15 e 30 por cento. Devido à mudança de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que aumentou gradual e inesperadamente as taxas de juro, os preços de...

Análise do relatório de estabilidade financeira: Bundesbank alerta para fragilidades do sistema financeiro alemão
De acordo com um relatório de www.fr.de, o Deutsche Bundesbank alerta no seu relatório de estabilidade financeira sobre as fraquezas do sistema financeiro alemão. Ela está particularmente preocupada com o setor imobiliário. O relatório conclui que o sistema financeiro alemão permaneceu robusto apesar dos rápidos aumentos das taxas de juro, mas o Bundesbank vê elevadas vulnerabilidades e acredita que a recuperação das taxas de juro ainda não penetrou totalmente nos balanços dos bancos e das seguradoras.
De acordo com o Bundesbank, os preços dos imóveis nas cidades estão sobrevalorizados entre 15 e 30 por cento. A alteração da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que aumentou gradual e inesperadamente as taxas de juro, pressionou os preços dos títulos que muitas instituições de crédito e seguradoras têm nos seus livros. As caixas económicas e os bancos cooperativos, em particular, foram afectados por elevados ajustamentos de títulos, que consumiram as reservas ocultas anteriormente acumuladas.
Os encargos ocultos resultantes poderão levar a problemas em tempos de tensão, uma vez que as instituições financeiras e as seguradoras de vida poderão hesitar em vender os seus títulos com prejuízo, a fim de criarem espaço nos seus balanços numa emergência. O Bundesbank adverte, portanto, que as seguradoras, em particular, poderão falhar como factor estabilizador.
O Bundesbank também manifestou preocupação com o mercado imobiliário, particularmente no sector imobiliário comercial. Devido à queda acentuada dos preços imobiliários, os títulos depositados nos bancos também são afetados. As fracas perspectivas económicas em muitos sectores levaram o Bundesbank a recear que o risco de falência de empresas esteja a aumentar.
Além disso, o Bundesbank apelou aos bancos para que utilizassem os seus lucros para reforçar ainda mais a sua base de capital e apelou às autoridades de supervisão para que se desenvolvessem continuamente.
Com base nesta informação, espera-se que a indústria financeira enfrente novos desafios nos próximos anos. Os bancos e as seguradoras devem preparar-se para uma fase de ajustamento e fortalecimento dos seus balanços. O aumento das taxas de juro e os preços imobiliários sobrevalorizados podem levar a tensões que colocam novos desafios ao sistema financeiro. É, portanto, crucial que as instituições financeiras levem a sério os avisos do Bundesbank e tomem medidas adequadas para reforçar a sua resiliência.
Leia o artigo fonte em www.fr.de