Os custos laborais na hotelaria estão a aumentar rapidamente: aumento de 38,5% até 2023
Os custos trabalhistas em hotelaria aumentaram quase 39% desde 2019! O Departamento Federal de Estatística mostra aumento significativo. Comparação com a média da UE. Desenvolvimentos no setor de serviços.

Os custos laborais na hotelaria estão a aumentar rapidamente: aumento de 38,5% até 2023
Os custos trabalhistas na indústria hoteleira tiveram um aumento significativo nos últimos anos. Segundo uma análise do Serviço Federal de Estatística, divulgada pela Associação Federal DEHOGA, os custos por hora trabalhada passaram de 18,70 para 25,90 euros entre 2019 e 2023, o que corresponde a um aumento de impressionantes 38,5 por cento. Em comparação, os custos laborais noutras indústrias aumentaram em média quase 15 por cento durante o mesmo período.
Os custos trabalhistas consistem em rendimentos brutos e custos salariais adicionais. Em 2023, as empresas dos setores da indústria transformadora e dos serviços na Alemanha pagaram em média 41,30 euros por uma hora de trabalho. Isto representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
Em relação à União Europeia (UE-27), os custos laborais na Alemanha foram os sexto mais elevados. Em comparação com o Luxemburgo, que teve os custos laborais por hora mais elevados, com 53,90 euros, e a Bulgária, que teve os mais baixos, com 9,30 euros, os empregadores alemães pagaram cerca de 30 por cento mais em 2023 do que a média da UE de 31,80 euros. Em comparação com outros países da UE, a distância relativa à média manteve-se inalterada.
Estes dados mostram um aumento significativo dos custos laborais na indústria hoteleira, o que pode representar desafios financeiros para as empresas. Será importante acompanhar de perto o impacto deste aumento de custos e fazer os ajustes necessários para manter a rentabilidade e a competitividade. Um olhar mais atento às razões por detrás deste aumento e às soluções potenciais poderá ser crucial para as empresas hoteleiras.