Custos laborais na Alemanha: o sexto mais elevado da UE

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Custos trabalhistas na Alemanha: Uma hora de trabalho custava em média 41,30 euros em 2023. Sexto mais caro da UE - detalhes aqui.

Arbeitskosten in Deutschland: Eine Arbeitsstunde kostete im Jahr 2023 im Schnitt 41,30 Euro. Sechst teuerste in der EU - Details hier.
Custos trabalhistas na Alemanha: Uma hora de trabalho custava em média 41,30 euros em 2023. Sexto mais caro da UE - detalhes aqui.

Custos laborais na Alemanha: o sexto mais elevado da UE

Em 2023, as empresas na Alemanha pagaram em média 41,30 euros por hora trabalhada, conforme informou o Serviço Federal de Estatística (Destatis). Estes custos ficaram acima da média da UE de 31,80 euros, o que corresponde a um aumento de cerca de 30%. Em comparação com outros países da UE, a Alemanha ficou em sexto lugar em termos de custos laborais, enquanto o Luxemburgo registou os custos laborais mais elevados, com 53,90 euros, e a Bulgária registou os mais baixos, com 9,30 euros.

Os custos por hora de trabalho variavam dependendo do setor. No setor transformador, com uma média de 46,00 euros, eram significativamente superiores à média da UE (32,00 euros), enquanto nos serviços de mercado eram cerca de 25% acima da média da UE, de 39,80 euros. Com +4,8% em 2023, o aumento dos custos laborais na Alemanha foi inferior à média da UE de +5,3%.

Houve fortes diferenças nos custos trabalhistas em todo o mundo. Países como o Luxemburgo, a Dinamarca e a Bélgica foram os que pagaram mais, enquanto a Hungria, a Roménia e a Bulgária registaram os custos mais baixos. O aumento percentual dos custos laborais foi particularmente elevado na Hungria, Roménia e Polónia, enquanto a Suécia registou efectivamente uma diminuição. Com um aumento de 4,8%, a Alemanha ficou abaixo da média da UE.

Os custos laborais na Alemanha são constituídos por rendimentos brutos e custos salariais adicionais, sendo que a Alemanha tem em conta os estagiários tanto nos custos laborais como nas horas de trabalho, em contraste com a definição da UE. Estes dados permitem uma comparação internacional dos custos laborais e fornecem informações sobre a situação económica do país em 2023.