A escassez de mão de obra ameaça a economia da Rússia
A economia da Rússia sofre de escassez de trabalhadores qualificados – a luta de Putin está a ter consequências inesperadas. Saiba mais sobre os desafios que a Rússia enfrenta.

A escassez de mão de obra ameaça a economia da Rússia
Os esforços de Putin para impulsionar a economia russa enfrentam desafios devido a uma persistente escassez de competências. Apesar das suas intenções, as acções de Putin podem estar a piorar, em vez de melhorar, a situação económica. A luta contra o défice de mão-de-obra qualificada na Rússia está a revelar-se prejudicial ao crescimento económico. O país encontra-se num dilema ao lidar com a inflação, as elevadas despesas militares e a ameaça iminente de sobreaquecimento da economia.
Uma questão crucial que agrava os problemas económicos é a dependência da migração para responder às necessidades demográficas e económicas. Após o ataque de Moscovo em Março, supostamente levado a cabo por cidadãos tadjiques, a Rússia parece estar a reconsiderar as suas políticas de imigração. Os relatórios sugerem que estão em curso deportações em massa de migrantes, com as forças de segurança a visarem indivíduos com “aparência oriental”. A crescente animosidade contra os trabalhadores migrantes da Ásia Central levou a ameaças, abusos verbais e discriminação contra eles.
À luz da escassez de mão-de-obra qualificada exacerbada pelo conflito com a Ucrânia, a Rússia enfrentou um défice de aproximadamente 4,8 milhões de trabalhadores em 2023. Sectores-chave, incluindo os transportes, a indústria transformadora e a construção, são significativamente afectados por esta escassez. O número crescente de cargos não preenchidos, que atingiu 6,8% da força de trabalho total em meados de 2023, coloca desafios significativos à estabilidade económica da Rússia.
Além disso, as sanções impostas à Rússia estão a impedir a capacidade de Putin de aproveitar os avanços tecnológicos para resolver problemas do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que se esforça para aumentar a produtividade, o país enfrenta obstáculos devido ao acesso limitado ao progresso tecnológico. O actual cenário geopolítico está a impedir a capacidade da Rússia de realizar progressos significativos na produtividade e no crescimento económico. Além disso, a estratégia de Putin de aumentar simultaneamente a produtividade do trabalho e de enviar jovens para o serviço militar levanta preocupações sobre a viabilidade de expandir o exército, ao mesmo tempo que enfrenta a escassez de trabalhadores qualificados.