Escassez de mão-de-obra na Rússia: impacto dramático na economia
De acordo com um relatório do www.watson.ch, inúmeros russos foram convocados para a guerra na Ucrânia. Isto tem um grande impacto no mercado de trabalho. A guerra na Ucrânia transformou-se numa guerra de trincheiras. Na maioria dos sectores da frente, nem as forças armadas russas nem as ucranianas são capazes de fazer progressos significativos. É precisamente por esta razão que os actuais combates, especialmente os que ocorrem na área em torno de Avdiivka, são particularmente estressantes para pessoas e materiais. Muitos soldados morrem por pequenos ganhos territoriais, e a indústria de armas na Rússia precisa de inúmeros trabalhadores para reproduzir equipamento de guerra usado. A economia russa, em particular, consegue isso, além da indústria de armamento...

Escassez de mão-de-obra na Rússia: impacto dramático na economia
De acordo com um relatório de watson.ch,
Inúmeros russos foram convocados para a guerra na Ucrânia. Isto tem um grande impacto no mercado de trabalho. A guerra na Ucrânia transformou-se numa guerra de trincheiras. Na maioria dos sectores da frente, nem as forças armadas russas nem as ucranianas são capazes de fazer progressos significativos. É precisamente por esta razão que os actuais combates, especialmente os que ocorrem na área em torno de Avdiivka, são particularmente estressantes para pessoas e materiais. Muitos soldados morrem por pequenos ganhos territoriais, e a indústria de armas na Rússia precisa de inúmeros trabalhadores para reproduzir equipamento de guerra usado. A economia russa, para além da indústria de armamento, é particularmente afectada por isto – está a ficar sem trabalhadores. A economia russa e a economia como um todo estão no seu limite, o que é particularmente evidente devido à actual escassez de mão-de-obra.
As fábricas estão regredindo à era soviética
O aumento das horas de trabalho semanais nas fábricas parece ser um retrocesso em relação à era da economia planificada soviética. A indústria da defesa, em particular, é gravemente afectada pela escassez de mão-de-obra. A estatal Rostec reclamou da necessidade de trabalhadores e disse que teria que contratar de 25 mil a 30 mil pessoas.
Há uma escassez de 500.000 a 700.000 trabalhadores de TI
A indústria russa de TI também está sofrendo com a guerra, já que muitos trabalhadores de TI teriam fugido para o exterior. De acordo com dados do Ministério Russo de Desenvolvimento Digital, a Rússia carecia de 500.000 a 700.000 especialistas em TI.
Putin reconhece problema
Até Vladimir Putin reconhece o problema da escassez de trabalhadores. O seu ministro da Economia também falou da escassez de trabalhadores como o “maior problema interno da economia russa”.
Análise:
A escassez de mão-de-obra na Rússia, em consequência da guerra na Ucrânia, está a ter um sério impacto em vários sectores da economia. A indústria de armamento é particularmente afectada porque necessita urgentemente de trabalhadores para reproduzir equipamento de guerra. O aumento do horário de trabalho semanal e a escassez de especialistas em TI agravam a situação. Isto poderá levar a um abrandamento do crescimento económico e afectar a competitividade da Rússia. Os esforços para contratar novos trabalhadores poderão aumentar os custos de produção e prejudicar a rentabilidade das empresas.
As consequências da escassez de mão-de-obra poderão levar à incerteza no mercado de trabalho e a um declínio da produção económica a curto e longo prazo, o que também poderá dissuadir potenciais investidores. É importante que o governo russo tome medidas adequadas para resolver a escassez de mão-de-obra e estabilizar a economia.
Leia o artigo original em www.watson.ch