Os números do desemprego na Alemanha estão aumentando – especialista financeiro analisa os desenvolvimentos de janeiro
De acordo com um relatório www.tagesschau.de, o número de desempregados na Alemanha aumentou para mais de 2,8 milhões em Janeiro. O aumento de 4,3 a 11,1 por cento em comparação com Janeiro do ano anterior é particularmente visível nas regiões da Baixa Saxónia, Schleswig-Holstein, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Hamburgo. Este aumento é comum nesta época do ano, mas ainda é um sinal de alerta para a economia alemã. No entanto, a Agência Federal de Emprego sublinha que o emprego e a procura de mão-de-obra permaneceram estáveis. O aumento do número de desempregados em todo o país é de 169 mil em relação ao mês anterior e é de 6,1 por cento. A previsão para o mercado de trabalho em diversas regiões do norte da Alemanha se deve...

Os números do desemprego na Alemanha estão aumentando – especialista financeiro analisa os desenvolvimentos de janeiro
De acordo com um www.tagesschau.de Relatório, o número de desempregados na Alemanha aumentou para mais de 2,8 milhões em janeiro. O aumento de 4,3 a 11,1 por cento em comparação com Janeiro do ano anterior é particularmente visível nas regiões da Baixa Saxónia, Schleswig-Holstein, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Hamburgo.
Este aumento é comum nesta época do ano, mas ainda é um sinal de alerta para a economia alemã. No entanto, a Agência Federal de Emprego sublinha que o emprego e a procura de mão-de-obra permaneceram estáveis. O aumento do número de desempregados em todo o país é de 169 mil em relação ao mês anterior e é de 6,1 por cento.
As previsões para o mercado de trabalho em várias regiões do norte da Alemanha são mistas devido a diferenças regionais. Na Baixa Saxónia o aumento do desemprego foi de 5,9 por cento, em Schleswig-Holstein foi de 6,1 por cento, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental foi de 4,3 por cento e em Hamburgo foi mesmo de 11,1 por cento.
Uma análise das razões mostra que factores relacionados com o clima e quedas sazonais nas encomendas são em grande parte responsáveis pelo aumento. Ao mesmo tempo, ainda existe uma grande procura de trabalhadores qualificados em muitas regiões do norte da Alemanha. As medidas de integração, especialmente para os refugiados, também desempenham um papel importante na luta contra a escassez de trabalhadores qualificados.
O impacto no mercado financeiro e na indústria financeira é preocupante. Um aumento do desemprego poderia levar a uma redução do consumo, o que por sua vez poderia piorar a já fraca situação económica na Alemanha. Isso também pode afetar os investimentos e o desempenho das empresas, o que acaba influenciando o mercado financeiro.
Globalmente, o relatório aponta para os atuais desafios económicos no norte da Alemanha, que poderão continuar a ter um impacto negativo no mercado de trabalho e no setor financeiro. Resta esperar que sejam tomadas medidas específicas para contrariar a tendência e relançar a economia regional.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de