O desemprego sobe para 70.100 – a escassez de competências ainda continua a ser um problema
De acordo com um relatório de www.ndr.de, o número de desempregados aumentou em 5.000, para um total de 70.100 pessoas no país em Janeiro de 2024. As áreas da saúde e dos serviços sociais, dos serviços profissionais, científicos e técnicos, bem como da indústria e do artesanato são particularmente afectadas. As alterações demográficas estão a ter um impacto negativo na escassez de trabalhadores qualificados, uma vez que há muito poucos trabalhadores jovens a entrar para substituir os baby boomers. Para garantir a segurança dos trabalhadores, Miriam-Simona Knodel, da Agência de Emprego do Norte, sugere dar uma oportunidade às pessoas com deficiência, currículos estranhos, idosos ou refugiados. As qualificações e a formação contínua dos funcionários existentes também são importantes. As empresas devem ter condições de enquadramento atrativas...

O desemprego sobe para 70.100 – a escassez de competências ainda continua a ser um problema
De acordo com um relatório de www.ndr.de, o número de desempregados aumentou em 5.000, para um total de 70.100 pessoas no país em Janeiro de 2024. As áreas da saúde e dos serviços sociais, dos serviços profissionais, científicos e técnicos, bem como da indústria e do artesanato são particularmente afectadas. As alterações demográficas estão a ter um impacto negativo na escassez de trabalhadores qualificados, uma vez que há muito poucos trabalhadores jovens a entrar para substituir os baby boomers.
Para garantir a segurança dos trabalhadores, Miriam-Simona Knodel, da Agência de Emprego do Norte, sugere dar uma oportunidade às pessoas com deficiência, currículos estranhos, idosos ou refugiados. As qualificações e a formação contínua dos funcionários existentes também são importantes. As empresas devem criar condições-quadro atractivas para poderem competir com outras empresas. Em Hamburgo, o número de desempregados foi o que mais aumentou em comparação com o ano anterior, enquanto em MV o aumento foi o mais baixo, de 4,3 por cento.
Para reter trabalhadores qualificados, Sebastian Schuffenhauer, da concessionária de automóveis de Rostock, conta com salários acima do padrão, flexibilidade no horário de trabalho e um orçamento de saúde para os funcionários. A aceleração dos processos de candidatura e a digitalização também devem tornar a adesão à empresa mais atrativa. O estado promove principalmente formação contínua para ajudar a garantir trabalhadores qualificados. Markus Biercher, chefe da Agência de Emprego do Norte, vê muito potencial na integração dos refugiados ucranianos para garantir empregos e trabalhadores qualificados.
Como especialista financeiro, é importante analisar que a escassez de competências pode ter efeitos a longo prazo no mercado e na indústria financeira. As empresas que investem na formação contínua e na qualificação dos seus colaboradores poderão ser mais competitivas a longo prazo e manter o sucesso a longo prazo. Ao mesmo tempo, os programas de financiamento governamental para formação contínua e integração de refugiados em empresas poderão ter efeitos económicos positivos. É importante que os políticos levem a sério os desafios das alterações demográficas e a escassez de trabalhadores qualificados e tomem medidas adequadas para apoiar a garantia de empregos e de trabalhadores qualificados.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de