Desemprego atinge nível recorde: estudo da IW mostra números alarmantes
A taxa de desemprego está a aumentar para o seu nível mais elevado desde 2015, como mostra um estudo recente da IW. As empresas estão reagindo com medidas de austeridade. Saiba mais sobre isso aqui.

Desemprego atinge nível recorde: estudo da IW mostra números alarmantes
O atual estudo do IW mostra que a taxa de desemprego deverá atingir o seu nível mais elevado desde 2015 devido à crise económica. No ano passado, o mercado de trabalho manteve-se bastante estável, apesar da recessão, mas há efeitos visíveis no ano em curso. O Produto Interno Bruto foi 0,3 por cento inferior em 2023 ao ano anterior, em contraste com 2022, quando se registou um crescimento de 1,9 por cento.
Segundo o estudo, os planos de emprego das empresas não indicam crescimento para o resto do ano. As novas ofertas de emprego atingiram o nível mais baixo em cinco anos em março. É evidente uma tendência paradoxal no mercado de trabalho, uma vez que existe uma grande escassez de trabalhadores qualificados, apesar do aumento da taxa de desemprego. Essa escassez mais que dobrou na última década.
As empresas tendem a reter os trabalhadores qualificados existentes em vez de contratar novos. A situação económica pode exigir um ajustamento nos níveis de pessoal para garantir a competitividade. Prevê-se que o desemprego ultrapasse o nível da crise do ano de 2020. As empresas enfrentam o aumento dos custos devido a vários factores, como a crise energética, a inflação e o termo da ajuda governamental.
A fim de colmatar o défice de competências, o objetivo é integrar melhor os imigrantes no mercado de trabalho. A imigração desempenha um papel importante porque o número de vagas de emprego não é suficiente para reduzir o número de desempregados. O governo dos semáforos é chamado a tomar iniciativas legislativas para aproveitar o potencial da força de trabalho existente e melhorar a integração. São necessárias medidas como a aprendizagem de línguas, uma melhor ligação em rede com os empregadores e a simplificação dos procedimentos burocráticos.