Mercado de trabalho na Saxônia 2024: previsão de desemprego e escassez de trabalhadores qualificados
De acordo com um relatório de www.mdr.de, espera-se um ligeiro aumento do desemprego na Saxônia em 2024, após um ano misto. Este aumento é atribuído, em particular, aos elevados preços da energia e à relutância em comprar. No entanto, as empresas ainda procuram trabalhadores qualificados. De acordo com a Agência Federal de Emprego, espera-se um novo aumento no número de desempregados na Saxônia em 2024. O número de desempregados deverá aumentar em 1.100, para 131.500. Isto corresponde a um aumento de 0,8 por cento. A economia sofre sobretudo com os elevados custos da energia e com a relutância em comprar, o que afecta particularmente a indústria da construção, a hotelaria e a restauração, partes do sector retalhista e o sector transformador. Isso leva a…

Mercado de trabalho na Saxônia 2024: previsão de desemprego e escassez de trabalhadores qualificados
De acordo com um relatório de www.mdr.de, espera-se um ligeiro aumento do desemprego na Saxônia em 2024, após um ano misto. Este aumento é atribuído, em particular, aos elevados preços da energia e à relutância em comprar. No entanto, as empresas ainda procuram trabalhadores qualificados.
De acordo com a Agência Federal de Emprego, espera-se um novo aumento no número de desempregados na Saxônia em 2024. O número de desempregados deverá aumentar em 1.100, para 131.500. Isto corresponde a um aumento de 0,8 por cento. A economia sofre sobretudo com os elevados custos da energia e com a relutância em comprar, o que afecta particularmente a indústria da construção, a hotelaria e a restauração, partes do sector retalhista e o sector transformador. Isso está levando as empresas a considerarem o downsizing, pois enfrentam um futuro incerto.
A indústria automóvel também é particularmente afetada, especialmente a fábrica de automóveis elétricos da VW em Zwickau, que enfrenta uma queda nas vendas. As empresas fornecedoras e o sindicato IG Metall também alertam para novos cortes de empregos e incerteza para os funcionários. Isto também se reflecte na previsão de incerteza adicional para os trabalhadores da indústria automóvel na Saxónia.
Para que os refugiados consigam trabalhar mais rapidamente, o Ministro do Trabalho da Saxónia apela a uma maior integração no mercado de trabalho. A proporção de trabalhadores estrangeiros na Saxónia é atualmente pouco menos de 8%. Ao mesmo tempo, a escassez de trabalhadores qualificados continua a ser um problema para a economia saxónica nos próximos anos, uma vez que 400.000 pessoas estão a reformar-se e não há jovens a chegar.
Globalmente, é evidente que o mercado de trabalho na Saxónia enfrenta desafios que poderão agravar-se devido à evolução global e nacional. O aumento do desemprego e a incerteza em vários setores económicos poderão ter um impacto na economia como um todo, exigindo adaptação em termos de formação, digitalização e desenvolvimento de competências.
Leia o artigo fonte em www.mdr.de