As contas do tempo de trabalho estão em franca expansão: recorde de 473 milhões de horas alcançadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Novo estudo do IAB mostra saldos recordes nas contas de tempo de trabalho: 470 milhões de horas no quarto trimestre de 2023 – foco na flexibilidade no local de trabalho.

Neue IAB-Studie zeigt Rekordguthaben auf Arbeitszeitkonten: 470 Millionen Stunden im Q4 2023 – Flexibilität am Arbeitsplatz im Fokus.
Novo estudo do IAB mostra saldos recordes nas contas de tempo de trabalho: 470 milhões de horas no quarto trimestre de 2023 – foco na flexibilidade no local de trabalho.

As contas do tempo de trabalho estão em franca expansão: recorde de 473 milhões de horas alcançadas!

Um estudo atual do Instituto de Mercado de Trabalho e Pesquisa Ocupacional (IAB) constatou um aumento significativo nos saldos das contas de tempo de trabalho na Alemanha no quarto trimestre de 2023. Assim, o saldo das contas flutuantes e de curto prazo ascende a cerca de 473 milhões de horas, o que corresponde a um aumento de cerca de 140 milhões de horas em comparação com 2013. Esta investigação é a primeira a fornecer dados macroeconomicamente representativos sobre contas de tempo de trabalho a nível nacional e ilustra a crescente relevância dos modelos de tempo de trabalho flexível.

As empresas analisadas incluem cerca de 157.000 empresas que foram pesquisadas como parte de uma pesquisa representativa dos empregadores. Em 2023, 16.171 empresas participaram da pesquisa de empregos do IAB. As horas apuradas têm um valor salarial líquido estimado em cerca de 9,45 mil milhões de euros, o que representa cerca de 0,9 por cento do volume total de trabalho anual. Os funcionários com conta de curto prazo acumularam em média mais de 30 horas.

Áreas com mais horas extras

A análise revelou diferenças marcantes na distribuição das horas extras. As horas poupadas são mais elevadas no setor do comércio, manutenção e reparação, com um total de 84 milhões de horas. A saúde e a assistência social vêm em segundo lugar, com 65 milhões de horas. Além disso, os serviços económicos registaram 43 milhões de horas, enquanto a administração pública registou 38 milhões de horas.

Aumento da utilização de contas de tempo de trabalho

A utilização de contas de tempo de trabalho aumentou significativamente nos últimos dez anos. Em 2013, apenas 15% das empresas ofereciam contas de curto prazo; Em 2023 já era de 29 por cento. A proporção de empregados com conta de curto prazo aumentou de 25 para 37 por cento. O IAB interpreta este desenvolvimento como uma expressão de uma necessidade cada vez maior de regimes de horário de trabalho flexíveis.

As vantagens destes modelos de horário de trabalho flexível são óbvias para os trabalhadores. Os funcionários que têm crédito em uma conta de curto prazo poderiam, teoricamente, tirar quase seis dias de folga para reduzir todas as suas horas. O primeiro estudo abrangente sobre a contabilização do tempo de trabalho mostra não apenas uma mudança quantitativa, mas também qualitativa no mundo do trabalho.

Globalmente, o estudo do IAB representa um passo importante para uma melhor compreensão das mudanças dinâmicas na estrutura do mercado de trabalho e de horários de trabalho mais flexíveis. A reportagem completa está no site da Deutschlandfunk Funk alemã bem como na plataforma BNN BNN visível.