Indústria automobilística: Estabilização apesar das perspectivas sombrias na VW!
O clima na indústria automobilística alemã apresenta ligeiras melhorias. Mas a indústria continua em crise, especialmente a VW.

Indústria automobilística: Estabilização apesar das perspectivas sombrias na VW!
Um pequeno vislumbre de esperança no horizonte da indústria automobilística alemã? Depois de uma queda dramática nos meses de verão, há um raio de esperança extremamente cauteloso em setembro! Segundo o Instituto Ifo, o barómetro do humor dos fabricantes de automóveis recuperou 1,3 pontos – mas com um valor de menos 23, a situação continua sombria!
“A indústria automobilística conseguiu deter a queda livre do mês anterior”, enfatiza Anita Wölfl, especialista do Ifo, e acrescenta alertando: “No entanto, seria muito cedo para dar o sinal verde”. Dado que o sector ainda está profundamente mergulhado na crise, a VW, em particular, está a sofrer muito com a queda dos números de vendas, especialmente de carros eléctricos. E depois há os enormes custos para o desenvolvimento de carros eléctricos – um fardo duplo para os fabricantes!
As expectativas aumentam minimamente
A melhoria atual no sentimento empresarial é óbvia! Cada vez menos empresas esperam que a sua situação se deteriore ainda mais. O subindicador que mede as expectativas para os próximos meses melhorou de um nível ainda catastrófico de menos 39,6 para menos 32,4 pontos!
Mas a descrição da situação actual continua a tornar-se mais sombria. O subindicador correspondente caiu 7,5 pontos, para menos 13 – um aviso claro de que os desafios estão longe de serem superados!
VW no centro da crise
A indústria automóvel não só segue um rumo em ziguezague, como também luta pelo seu futuro! A queda nas vendas de carros eléctricos e os elevados custos de investimento em tecnologias inovadoras estão a dificultar as coisas para as empresas. A confiança numa recuperação rápida é frágil e pode estar por um fio!