Caos de trens na Baixa Saxônia: essas rotas são as menos pontuais!
Uma análise mostra as ligações ferroviárias regionais menos pontuais na Baixa Saxónia em 2024, com mais de 31% de atrasos na Nordwestbahn.

Caos de trens na Baixa Saxônia: essas rotas são as menos pontuais!
Um estudo atual mostra que a ligação ferroviária regional Nordwestbahn entre Bremen, Vechta e Osnabrück foi a menos pontual no noroeste em 2024. De acordo com a análise da Empresa de Transporte Local do Estado da Baixa Saxónia (LNVG), mais de 31 por cento dos comboios atrasaram-se. Um trem é considerado atrasado se chegar com mais de cinco minutos de atraso. Os detalhes desta investigação demonstram sérios problemas de pontualidade na região.
Em segundo lugar entre as ligações menos pontuais está a rota entre Hamburgo, Winsen e Lüneburg (Metronom), que tem pouco mais de 30 por cento de comboios atrasados. Além disso, a linha entre Uelzen, Gifhorn e Braunschweig (Erixx) ocupa o terceiro lugar com mais de 28 por cento de atraso. Foram analisadas um total de 53 ligações na Baixa Saxónia e Bremen, mas os cancelamentos completos de comboios não foram tidos em conta nesta análise.
Pontualidade em comparação
Problemas técnicos são causas comuns dos atrasos identificados. As influências meteorológicas e o abandono dos comboios de longa distância também contribuem para a impontualidade. Além disso, nas rotas regionais de via única é difícil ultrapassar os comboios em caso de perturbações, o que agrava ainda mais a situação. Há duras críticas, especialmente no que diz respeito às ligações que os passageiros utilizam regularmente.
- 1. Platz: Bremen – Vechta – Osnabrück (Nordwestbahn) – über 31% Verspätungen
- 2. Platz: Hamburg – Winsen – Lüneburg (Metronom) – über 30% Verspätungen
- 3. Platz: Uelzen – Gifhorn – Braunschweig (Erixx) – mehr als 28% Verspätungen
Em contraste positivo com estes resultados está a ligação entre Bad Bentheim, Nordhorn e Neuenhaus (Bentheim Railway), que tem uma pontualidade excepcionalmente elevada de mais de 99 por cento. A rota entre Esens e Wilhelmshaven (Nordwestbahn) também mostra uma tendência positiva, com bons 98% de trens pontuais. Além disso, a ligação entre Braunschweig, Salzgitter e Lebenstedt (DB Regio Nord) atingiu uma pontualidade de bons 97 por cento.
O LNVG, uma subsidiária do estado, é responsável pelo planeamento do tráfego e pela criação de horários. Este estudo destaca os desafios enfrentados pelos transportes regionais na Baixa Saxónia e em Bremen e sublinha a necessidade de investimentos em infraestruturas e de modernização da frota de veículos, a fim de melhorar a pontualidade.
Mais informações sobre as conexões podem ser encontradas no site Alemães do Sul e o GNL.