Indústria da construção enfrentando colapso de capacidade: o presidente da Sparkasse alerta sobre o declínio dramático em novos negócios e riscos para os bancos.
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os novos negócios na indústria da construção estão em declínio acentuado na Alemanha. Em setembro, o volume de novos negócios na construção civil caiu 7,3% em relação ao mês anterior. O presidente das caixas económicas alerta para a consequente queda de capacidade na indústria da construção, o que poderá abrandar o volume de novas construções no futuro. Ele também vê riscos no negócio de empréstimos para construção dos bancos. Tal queda na indústria da construção poderia levar a uma redução na capacidade, o que poria em risco as metas do governo federal para a construção de moradias. Se os empregos forem eliminados devido à baixa utilização, estes trabalhadores poderão perder-se permanentemente, comprometendo o futuro dos novos volumes de construção. Além disso, pode haver um…

Indústria da construção enfrentando colapso de capacidade: o presidente da Sparkasse alerta sobre o declínio dramático em novos negócios e riscos para os bancos.
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
O novo negócio na indústria da construção está em declínio acentuado na Alemanha. Em setembro, o volume de novos negócios na construção civil caiu 7,3% em relação ao mês anterior. O presidente das caixas económicas alerta para a consequente queda de capacidade na indústria da construção, o que poderá abrandar o volume de novas construções no futuro. Ele também vê riscos no negócio de empréstimos para construção dos bancos.
Tal queda na indústria da construção poderia levar a uma redução na capacidade, o que poria em risco as metas do governo federal para a construção de moradias. Se os empregos forem eliminados devido à baixa utilização, estes trabalhadores poderão perder-se permanentemente, comprometendo o futuro dos novos volumes de construção. Além disso, um declínio no negócio de empréstimos à construção dos bancos poderá ter um impacto negativo nas opções de financiamento para novos projectos.
O artigo também menciona que as caixas económicas de Baden-Württemberg registaram uma queda acentuada nos empréstimos para propriedades residenciais privadas. Isto sugere que a queda nos novos negócios poderá ter um impacto a longo prazo nos números dos lucros. Os preços da habitação também caíram e, se a baixa procura continuar, poderão surgir no horizonte novas descidas dos preços.
Tendo em conta este desenvolvimento, devem ser criados programas de financiamento governamental e reduzidos os requisitos para projectos de construção, a fim de apoiar a indústria da construção. Da mesma forma, medidas como a redução do imposto sobre a transmissão de bens imóveis em certos casos ou a possibilidade de deduzir os juros imobiliários dos impostos poderiam melhorar a situação.
Globalmente, pode afirmar-se que a situação actual na indústria da construção é crítica e são necessárias medidas para apoiar e estabilizar o sector, a fim de evitar um possível colapso na capacidade e uma crise iminente.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de