Os preços da construção na Saxónia estão a aumentar dramaticamente: até 12% de inflação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os preços da construção na Saxónia aumentarão até 4,2% em 2025. As causas são as tendências demográficas e as baixas taxas de juro.

Baupreise in Sachsen steigen um bis zu 4,2% im Jahr 2025. Ursachen sind demografische Trends und niedrige Zinsen.
Os preços da construção na Saxónia aumentarão até 4,2% em 2025. As causas são as tendências demográficas e as baixas taxas de juro.

Os preços da construção na Saxónia estão a aumentar dramaticamente: até 12% de inflação!

Os preços da construção na Saxônia aumentaram 3% em maio deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esta evolução deixa claro que o mercado saxão também é afectado pelos aumentos gerais de preços na Alemanha. A construção de habitação, em particular, tornou-se significativamente mais cara no mesmo período, aumentando 3%. Isto afecta principalmente as obras de construção de casca, que ficaram mais caras em 2,1%, bem como as obras de acabamento, que chegaram a aumentar 3,8%. O que é particularmente notável aqui são os aumentos de custos nos trabalhos com pedra natural, que aumentaram 12%, seguidos das medidas de isolamento e proteção contra incêndios, que se tornaram mais caras em 11,8%.

De acordo com informações de sueddeutsche.de Os edifícios de engenharia civil também registam aumentos de preços significativos. Os preços aumentaram 3,9% na construção de estradas, 2,9% nas pontes na construção de estradas e até 4,2% nos canais locais. Além disso, as reparações estéticas em apartamentos ficaram mais caras em 1,6% e as obras de manutenção em edifícios residenciais aumentaram 3,3%. Esta evolução dos preços não pode ser vista isoladamente; é significativamente influenciado por factores demográficos e económicos, como o crescimento populacional, a escassa oferta de bens imobiliários e as actuais baixas taxas de juro.

Aumentos de preços a longo prazo e desenvolvimentos futuros

A evolução geral dos preços é alarmante. Segundo o Instituto Federal de Estatística, os preços da construção de edifícios residenciais aumentaram 64% entre 2010 e 2022. Neste contexto, chamam também a atenção os necessários ajustamentos nos índices de preços dos serviços de construção. Estes serão alterados para um novo ano base a cada cinco anos, com a próxima alteração de maio de 2024 para o ano base 2021. Isto confirmou estatística.sachsen.de.

Como parte desta mudança, as bases de cálculo também serão atualizadas para refletir os métodos e métodos de construção atuais. De um total de 177 serviços de construção do ano base 2015, quatro deixarão de ser coletados devido à sua baixa relevância, enquanto dez novos itens da pesquisa serão incluídos. No futuro, os índices de preços dos serviços de construção serão baseados em 183 serviços de construção para o ano base 2021.

Efeitos do recálculo

O recálculo afetará a série de índices para os meses de referência de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2024, com base nos novos esquemas de ponderação. A média anual do novo ano base 2021 é definida como 100. Os índices publicados na antiga base 2015 = 100 deixarão de ser válidos a partir de maio de 2024 e serão substituídos pelos novos índices. No entanto, as séries de índices de longo prazo podem ser continuadas com fatores de encadeamento, a fim de manter estáveis ​​as relações entre os valores das duas séries de índices.

Globalmente, a evolução dos preços da construção na Saxónia mostra que tanto os aumentos de preços a curto prazo como os desafios a longo prazo causados ​​pelos custos crescentes e pelos estrangulamentos na oferta continuarão a ter um forte impacto na indústria da construção. Esta tendência levanta questões sobre futuros investimentos em projetos de construção e sua acessibilidade.