Subsidência do solo na China: enormes cidades estão afundando
Descubra os efeitos alarmantes do fenómeno de subsidência de terras nas cidades chinesas, especialmente no litoral. Que consequências isso tem para a população? Leia mais!

Subsidência do solo na China: enormes cidades estão afundando
O solo sob muitas cidades chinesas está a afundar-se constantemente, aumentando o risco de inundações nas populosas regiões costeiras do país. De acordo com uma equipa de investigação publicada na revista Science, quase metade das áreas urbanas da China, 45%, regista uma subsidência superior a três milímetros por ano. Em 16 por cento destas áreas, a subsidência é ainda superior a dez milímetros por ano, sendo a megacidade Pequim também gravemente afectada.
Xangai também merece destaque, onde áreas da cidade afundaram até três metros no último século. Resultados significativos foram alcançados através da avaliação de medições de satélite em 82 grandes cidades chinesas com 74 por cento da população urbana entre 2015 e 2022. Cerca de um terço da população destas cidades, um total de 920 milhões de pessoas, é afectada por subsidências de mais de três milímetros, das quais 270 milhões vivem em terrenos afundados.
A longo prazo, a combinação de subsidência de terras e aumento do nível do mar nas regiões costeiras densamente povoadas da China poderá resultar no afundamento de cerca de um quarto das áreas abaixo do nível do mar nos próximos cem anos. Isto representa um risco significativo de inundações para grandes grupos populacionais, além de danos diretos a edifícios, infraestruturas e sistemas de esgotos. Medidas como o aumento da monitorização e controlo da extracção de águas subterrâneas, bem como uma gestão mais sustentável da água são, portanto, necessárias para estabilizar a taxa de subsidência e minimizar possíveis danos.
A subsidência de terras nas cidades chinesas é causada principalmente pela extração de águas subterrâneas e pelo peso dos edifícios. O rápido crescimento urbano da China e a enorme expansão urbana nas últimas décadas exacerbaram o problema. Já há cada vez mais relatos de catástrofes relacionadas com subsidências, que causam centenas de mortes e feridos, bem como danos económicos consideráveis na China todos os anos. Contudo, o fenómeno da subsidência de terras não se limita à China, mas afecta também muitas outras partes do mundo que enfrentam desafios semelhantes.