Levante dos BRICS: está começando o fim do domínio do dólar?
Os esforços crescentes dos BRICS para se afastarem do dólar americano fortalecem as moedas locais e promovem a desdolarização.
Levante dos BRICS: está começando o fim do domínio do dólar?
Explosão no mundo financeiro! Os países BRICS, a principal aliança económica da China, Rússia e Irão, estão a instigar uma revolta contra o dólar americano! Cada vez mais países em desenvolvimento e emergentes planeiam banir o dólar do seu comércio e, em vez disso, dependem das suas próprias moedas nacionais. O apelo à desdolarização está a tornar-se mais forte, mas a Casa Branca fica de mãos vazias! As probabilidades estão contra a moeda outrora dominante, que tem de se afirmar contra novos concorrentes locais relatórios watcher.guru.
Os bancos centrais dos países BRICS estão a diversificar as suas reservas e a afastar-se da energia verde. Isto coloca o dólar sob grande pressão porque a China e companhia dependem do ouro e de outras moedas. Cedric Chehab, da Fitch Solutions, deixa claro que esta abordagem poderia ajudar os países em desenvolvimento a reduzir a pressão sobre o seu comércio externo. A influência da China está a crescer inexoravelmente e com a sua força económica vem a pressão política para quebrar o tradicional ditame do dólar.
Ondas de choque para as empresas dos EUA! Se os BRICS levarem a cabo a sua ameaça de evitar o dólar, sectores inteiros nos EUA poderão ser afectados, à medida que o gigante verde poderá tropeçar. As antigas grandes potências precisam de ter cuidado porque a economia global está a caminhar para águas tempestuosas - e o dólar pode ir ao mar! Um emocionante ponto de viragem na política monetária internacional que está a abalar os mercados financeiros globais.