Ataques dos BRICS: dólar americano perde terreno – O que isso significa para os EUA?
BRICS: Os pagamentos globais em dólares americanos caem abaixo de 50%. Descubra motivos e impactos no mercado dos EUA.
Ataques dos BRICS: dólar americano perde terreno – O que isso significa para os EUA?
Bomba nos pagamentos internacionais! O poderoso dólar americano, que já foi o rei indiscutível, está oscilando. A última bomba: as transações globais em dólares americanos caíram abaixo de 50% pela primeira vez em outubro de 2024! Quem teria pensado? A razão para este declínio dramático? Os BRICS, a aliança das economias emergentes, não dão a mínima para o dólar - e isso é apenas o começo!
O sistema de pagamento SWIFT revela: a participação global nas transações em dólares americanos é agora de apenas 47%! A Zona Euro prevê que a coroa esteja nos 23%, enquanto a libra esterlina está nos 7% e o iene japonês está nos 4%. E o que é isso? A China aumenta a sua participação na corrida dos BRICS com 3% das transações globais em yuan. Pequena participação, grande passo para o projeto de desdolarização dos BRICS!
Apesar de tudo isto, o dólar americano continua a ser um gigante nos acontecimentos globais. Mas tenha cuidado, os membros dos BRICS, como a Rússia e o Irão, anunciaram recentemente que deixarão de utilizar dólares para o comércio. Lenta mas seguramente o trono do dólar americano está sendo cortado, como relata watcher.guru. Quem sabe se o dólar pode defender o seu estatuto de moeda de reserva mundial? Uma coisa é certa: o mundo está observando, fascinado!