Potências do BRICS: dólar americano na mira! O que isso significa para nós?
Os países BRICS estão a pressionar pela desdolarização, utilizando moedas locais e desafiando o monopólio do dólar americano.
Potências do BRICS: dólar americano na mira! O que isso significa para nós?
O BRICS deixa os EUA respirando fundo! A aliança, composta pela China, Rússia e Irão, está a planear uma ruptura radical com o dólar americano - e isso está a causar grande agitação no cenário internacional. As moedas locais assumem o papel principal, enquanto o dólar é relegado aos espectadores. A Casa Branca permanece impotente e observa enquanto o interesse na outrora brilhante moeda de reserva mundial diminui e os apelos à “desdolarização” crescem cada vez mais alto. Esta iniciativa ousada dos países BRICS visa diversificar as reservas dos bancos centrais, de ouro para outras moedas e matérias-primas. Resumindo: o dólar está no limite! Para mais informações, veja a cobertura mais recente em watcher.guru.
Como uma brisa suave, o poder da China está a revelar-se na cena financeira global e a alimentar a agenda dos BRICS para enviar o dólar para o banco de reserva. Tendo ultrapassado os seus antigos grilhões, estas nações poderão em breve encontrar-se em pé de igualdade na cadeia alimentar económica global. O ex-embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru, afirma que o comércio em moedas locais oferece aos importadores e exportadores mais liberdade de ação e gestão de riscos - um verdadeiro divisor de águas! Cedric Chehab, da Fitch Solutions, também afirma que a diversidade de reservas em várias moedas poderia aliviar a pressão americana sobre os setores externos. O mundo observa com entusiasmo se o plano dos países BRICS funcionará e se o domínio do dólar começará a vacilar.