Países BRICS: Adeus ao dólar americano – nova era para o comércio mundial?
Os países BRICS procuram romper com o dólar americano para promover as moedas locais e fortalecer as suas economias.
Países BRICS: Adeus ao dólar americano – nova era para o comércio mundial?
A economia global está a tremer à medida que um novo movimento de poder ganha um tremendo impulso! Os Estados BRICS, como a China, a Rússia e o Irão, estão a levar a sério e querem dizer adeus ao dólar americano para sempre. Estamos a falar da chamada desdolarização – e isso está a tornar-se um verdadeiro desafio para a Casa Branca. como relata watcher.guru. No futuro, as moedas locais terão voz nas transações transfronteiriças e, portanto, ultrapassarão o dólar.
Os bancos centrais destes países emergentes já começaram a diversificar as suas reservas num cabaz de múltiplas moedas, incluindo o ouro. Cedric Chehab, da Fitch Solutions, explica que esta estratégia poderá aliviar a pressão sobre os sectores do comércio externo. A China, em particular, com a sua influência crescente, está a dar o tom para esta revolução económica. Isto não significa apenas menos dependência do dólar, mas também um aumento na cadeia de valor global para os países BRICS.
O ex-diplomata Marcos Caramuru, do Brasil, enfatiza: O comércio em moedas locais não oferece apenas aos exportadores e importadores um equilíbrio de risco, mas também mais opções de investimento e certeza nos rendimentos e nas vendas. Subitamente, o equilíbrio nos mercados financeiros internacionais está a ser posto à prova, uma vez que o dólar poderá perder o seu símbolo de estatuto se a desdolarização ganhar ainda mais impulso.