BRICS x Dólar: o plano cambial do Brasil fará história?
Um analista de Illinois está a estudar se a moeda dos BRICS pode substituir o dólar americano, apesar dos novos sistemas de pagamento.

BRICS x Dólar: o plano cambial do Brasil fará história?
A contagem regressiva está em andamento! Os BRICS, a superpotência económica em formação, planeiam desafiar o forte dólar americano. O Brasil, em particular, confirmou que um novo sistema de pagamento será apresentado na próxima cúpula, que também permitirá que não-membros processem transações. A grande questão: será que o dólar americano pode realmente ser posto de joelhos?
Uma onda de dúvidas atinge o mundo dos bancos centrais! Os países em desenvolvimento estão fartos do factor de risco do dólar americano e da sua possível espiral de dívida. Mas Jack Truong, ex-CEO da James Hardie Industries em Illinois, acredita que a moeda dos BRICS terá tempos difíceis pela frente. O artigo de watcher.guru ilumina a sua análise: Após a queda do Império Britânico, o mundo só passou a depender do dólar anos mais tarde - não haveria nenhum novo milagre de confiança tão rapidamente.
Assim, os números continuam a falar a favor do dólar: ele é utilizado em impressionantes 85% de todas as transações à vista globais e em três quartos de todas as transações comerciais da Ásia-Pacífico. Truong observa que a confiança numa moeda não acontece da noite para o dia. “A moeda dos BRICS ainda tem um longo caminho a percorrer até começar a ameaçar o dólar”, concluiu o analista. Só o tempo dirá se os BRICS irão embaralhar as suas cartas!