BRICS vs. Petrodólar: Perigo para o dólar – Sauditas num ponto de viragem!
BRICS discute afastamento do petrodólar: risco potencial para a influência e economia dos EUA na indústria petrolífera global.

BRICS vs. Petrodólar: Perigo para o dólar – Sauditas num ponto de viragem!
Atenção, excitadores! Os países BRICS estão prestes a abalar a estrutura financeira global. Um possível afastamento do petrodólar poderia significar o fim do domínio do comércio de petróleo dos EUA e, assim, abalar a supremacia do dólar. A aliança há muito que demonstra uma vontade firme de impulsionar as suas moedas locais. Para nações como a China, cujo yuan está a ganhar presença rapidamente, isto poderá ser uma verdadeira mudança de jogo. Até agora, a participação do dólar americano nas reservas monetárias globais está a desmoronar-se em impressionantes 14% - e o relógio está a contar para quedas ainda mais drásticas, como relata watcher.guru.
O pior cenário para os EUA: um declínio na procura global do dólar e um fim abrupto da festa da reciclagem dos petrodólares, na qual os dólares excedentes são investidos em títulos seguros do governo dos EUA. E como se isso não bastasse, o aumento dos custos dos empréstimos restringiria a liberdade económica da América, enquanto os BRICS poderiam beneficiar da redução dos custos dos empréstimos das suas novas moedas líderes. Se isso acontecer, a força geopolítica dos EUA deverá diminuir significativamente. Porque sem o ditame do dólar, o Ocidente teria subitamente de integrar-se incondicionalmente na ordem económica internacional. A questão permanece: quem mais estará sentado na primeira fila quando este jogo de pôquer sobre o futuro global terminar?