BRICS: Como o avanço da China está abalando o dólar!
Os países BRICS planeiam dizer adeus ao dólar americano: fortalecer as moedas locais, mudar as estruturas comerciais globais.
BRICS: Como o avanço da China está abalando o dólar!
Esqueça o dólar – os BRICS estão a pressionar pelas suas próprias moedas! Um grupo de mercados emergentes, inspirado na aliança BRICS, diz adeus ao dólar americano para negócios transfronteiriços. Países como a China, a Rússia e o Irão estão a preparar o caminho para a “desdolarização”, enfatizando as moedas nacionais. Esta medida coloca muita pressão sobre o dólar, o que pode afectar a sua procura e oferta no mundo. Não é de admirar que a Casa Branca esteja suando e o pânico esteja surgindo. Fornece uma visão abrangente da situação o relatório em watcher.guru.
Os bancos centrais dos BRICS e outros países emergentes estão a envolver-se e a expandir as suas reservas longe do dólar! O especialista Cedric Chehab, da Fitch Solutions, vê isto como uma oportunidade para reduzir a pressão sobre os setores externos. E à medida que a China continua a explodir economicamente, está a preparar o terreno para a rápida disseminação da agenda de desdolarização. Marcos Caramuru, ex-embaixador do Brasil na China, disse que os países poderiam equilibrar melhor os riscos nas transações em moeda local. Mais detalhes sobre este tópico podem ser encontrados em um relatório detalhado em watcher.guru.