BRICS rompe-se: Índia e Brasil contra a desdolarização!
Os BRICS dividem-se sobre a desdolarização: Desacordo sobre a moeda comum entre membros como a Índia e o Brasil.

BRICS rompe-se: Índia e Brasil contra a desdolarização!
Os BRICS estão batendo forte! O poderoso bloco dos nove, constituído por motores económicos internacionais, está em crise - e a fonte desta crise é o dólar americano! Alguns Estados-Membros sonham em introduzir uma moeda comercial comum. Mas pare! A Índia e o Brasil deixaram claro: não há vestígios de desdolarização! Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, S. Jaishankar, a Índia “não tem absolutamente nenhum interesse” em desistir do dólar. O Brasil também está a definir duramente os seus planos para uma moeda BRICS. Fontes do governo revelam que o Presidente Lula da Silva quer rejeitar esta ideia, especialmente quando presidir à próxima cimeira - perfeito!
A tensão aumenta à medida que a África do Sul e os Emirados Árabes Unidos permanecem à margem. Mas e a Rússia e a China? Estes países estão a perseguir agressivamente o cenário de substituição do dólar! A Rússia e o Irão, que sofrem sanções, estão a levar o projecto adiante. E a China? Linguagem simples: vê os BRICS como um trampolim para a sua reivindicação de poder global, enquanto a Índia suspeita disso. Uma constelação instável e com muito teatro – e no meio do jogo constante da política mundial, como relata watcher.guru.
Schaelet enche as garrafas de champanhe porque está a emergir um drama familiar que mantém a política monetária internacional em suspense. Uma coisa é certa: a desdolarização continua a ser um sonho com muitas farpas – agora que os gigantes do BRICS perseguem objectivos opostos. E o curso de tensão continua!