Economia britânica estagnada devido à inflação elevada – impacto no PIB e nas previsões de crescimento
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a economia britânica estagnou no terceiro trimestre devido à elevada inflação. A taxa de inflação de 6,7 por cento está bem acima da meta de dois por cento e é a mais elevada entre os grandes países industrializados. O banco central britânico aumentou a sua taxa básica de juros para 5,25 por cento e espera apenas um crescimento mínimo de 0,1 por cento para o quarto trimestre. A inflação elevada e as taxas de juro elevadas têm um efeito atenuante sobre a economia e o crescimento económico. Os empréstimos para investimentos ficaram mais caros e os gastos dos consumidores, das empresas e do governo caíram. A previsão do banco central para 2024 diz...

Economia britânica estagnada devido à inflação elevada – impacto no PIB e nas previsões de crescimento
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a economia britânica estagnou no terceiro trimestre devido à inflação elevada. A taxa de inflação de 6,7 por cento está bem acima da meta de dois por cento e é a mais elevada entre os grandes países industrializados. O banco central britânico aumentou a sua taxa básica de juros para 5,25 por cento e espera apenas um crescimento mínimo de 0,1 por cento para o quarto trimestre.
A inflação elevada e as taxas de juro elevadas têm um efeito atenuante sobre a economia e o crescimento económico. Os empréstimos para investimentos ficaram mais caros e os gastos dos consumidores, das empresas e do governo caíram. A previsão do banco central para 2024 é que haja estagnação e apenas 0,25 por cento de crescimento em 2025.
As taxas de juro mais elevadas e o aumento da inflação estão a atenuar os investimentos e os gastos dos consumidores. Isto pode levar a um abrandamento do crescimento económico e desencadear uma recessão. O governo britânico e o banco central devem tomar medidas para combater a inflação e estimular o crescimento económico. Caso contrário, a economia do Reino Unido corre o risco de cair numa recessão de longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de